quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

LUZ E SOMBRA NA MAQUILHAGEM

A teoria é simples:

A cor escura, do bronze, corretivo ou base em um tom mais escuro que sua pele, diminui enquanto a cor clara, do iluminador, base ou corretivo em um tom mais claro que a sua pele, ilumina e aumenta.

Como usar esta técnica ao seu favor?





ROSTO REDONDO:

Escurecer da linha da raiz do cabelo até abaixo da bochecha na área onde, faz biquinho, fica mais escura, logo abaixo da maçã.
Iluminar o queixo e a área entre as sobrancelhas.




  ROSTO TRIANGULAR:
Escureçer a ponta do queixo e espalhar o blush a partir da maçã dos rosto, osso malar (osso da bochecha), até próximo do centro da face.


ROSTO QUADRADO:
Escurecer da têmpora até o osso malar e também da mandíbula até o centro do queixo.



OLHOS:






OLHOS CAÍDOS:
Escurecer a parte externa da pálpebra superior e esfumar até acima do côncavo. Usar uma cor intermediária, mais clara, na parte central do olho e iluminar a parte interna e sob a sobrancelha.


 OLHOS ESTILO ORIENTAL (onde o côncavo não é marcado):
Escurecer sobre a pálpebra móvel e iluminar redesenhando o côncavo que não aparece naturalmente.

 
OLHOS ARREGALADOS:
Ilumine sob a sobrancelha e use a cor intermediária sobre o côncavo, escurecendo, apenas, sobre a pálpebra móvel.

  OLHOS PRÓXIMOS:
Iluminar a parte interna dos olhos distancia os olhos e escurecer em direção ao canto externo estendendo ao longo do comprimento da sobrancelha auxilia nesta sensação.


  OLHOS DISTANTES:
Iluminar sob a sobrancelha apenas na parte externa e escurecer a parte interna dos olhos partindo do canto.


LÁBIOS

AUMENTAR E DIMINUIR




LÁBIOS CAÍDOS:

Redesenhar os lábios com um lápis com o tom da sua boca seguindo o contorno e apagar os cantos “tristes” (para baixo), do lábio inferior, com a ajuda do corretivo mais escuro.


LÁBIOS ASSIMÉTRICOS:
Uniformizar o tom do lábio com o da pele e redesenhar o contorno recriando a simetria correta com um lápis cor de boca.

LÁBIOS FINOS  / VOLUMOSOS:

Para reduzir os lábios opte por batons matte que difundem a luz e causam esta sensação.

Para aumentar os lábios, aplique gloss, no centro do lábio, e ilumine o v sobre os lábios, truques que refletem a luz e dão volume.

É importante que todos os tons mais escuros sejam bem esfumados e não fiquem marcados em excesso.


BASE

BASE:


Uma maquiagem perfeita só existe se for  aplicada sobre uma pele impecável.
 A limpeza diária , tonificação e a  hidratação, são importantes para, para obter uma tez sem falhas, natural, deixando a maquiagem impecável, a base certa, aplicada corretamente, é a nossa maior aliada.  A base, que  usamos hoje, foi pensada, quando a Rainha Elizabeth I, passou a utilizar uma pasta branca, similar a utilizada pelas gueixas japonesas, e revolucionou o mundo do makeup.
 A escolha da base adequada ao tipo de pele, é essencial para garantir um resultado “clean”. Existem no mercado várias texturas, cada uma adequada a um tipo de pele:

Peles secas:
As texturas mais cremosas são as ideais por serem compostas por óleos e ingredientes hidratantes.

Peles normais e mistas:
As bases em creme auxiliam no equilíbrio da pele, hidratando as áreas secas e absorvendo a oleosidade na zona T.


Peles oleosas:
Independente da textura, a base deve ser oil free! Recomenda-se as líquidas ou compactas além dos pós minerais.
As peles mistas e oleosas exigem cuidados especiais para terem uma aparência mate. Além das indispensáveis limpeza e hidratação, pode-se utilizar fluídos matificantes antes da aplicação da base, eles auxiliam na manutenção de uma pele “sequinha”, sem toneladas de pó para apagar o brilho, que constituem um dos erros graves da maquiagem com aparência natural.

Em caso de peles com linhas finas, as bases “stick” são as mais adequadas por minimizarem as mesmas.

O tom de base mais adequado é aquele que se confunde com a sua pele na linha do maxilar, de preferência, a luz do sol. Na dúvida, teste, pelo menos, 3 tons próximos, antes de ter certeza de sua tonalidade.

As peles muito claras pedem pigmentos rosados, enquanto as demais, pigmentos amarelados, para aparentarem uma maior naturalidade.

Peles saúdáveis pedem bases mais leves e translúcidas, e, neste caso, hidratantes e filtros solares com cor, cumprem bem a função.

A aplicação da base deve ser efetuada sobre a pele já limpa, tonificada e hidratada, a fim de melhorar a fixação. O mais prático é aplicar com as pontas dos dedos, mas a ajuda de uma esponja ou pincel garante que pareça o mais natural possível.


Aplicação Base


Deve iniciar  o processo, sempre, no centro do rosto, de dentro para fora, em movimentos ascendentes, até a mesma se confundir com a pele, prestando atenção as áreas aonde a base pode ficar mais espessa, tornando-se visível, como maxilar, sombrancelhas, linha do cabelo e lábios.


Base


Com este cuidados, sua pele estará pronta para ser “camuflada” com corretivo.


TRUQUES DE MAQUILHAGEM

TRUQUES:

 Deve acertar as sobrancelhas, retirando os excessos ou mudando ligeiramente o formato delas. Levantadas no canto externo, dão um ar mais sensual e é indicado para quem tem os  olhos caídos.
Arqueadas no centro, suavizam a expressão e deixam os olhos amendoados.

 Antes de começar a maquilagem, deve limpar a pele com loção de limpeza e tônico. Depois aplique o corretivo, esfumaçando bem com o dedo, e em seguida a base líquida ou a duo base.


O tom da base deve ser o mesmo que o da sua pele. Aplicar no rosto com esponja em leves toques, sem esfregar, para que fique uniforme sobre toda a pele, inclusive no pescoço.



O pó facial aplicado com um pincel largo e redondo fica melhor distribuído e, ao mesmo tempo, retira o excesso, deixando um ar mais natural.




 Antes de aplicar a sombra, salpique bastante pó facial debaixo dos olhos. Assim, se cair um pouco de sombra em pó, fica fácil retirar tudo junto com o pincel.





Prefira aplicar as sombras com pincel pois ele espalha e esfuma melhor. Tenha sempre dois: um para sombras escuras e outro para sombras claras.




Ao aplicar duas sombras, uma escura e uma clara, esfume muito bem a área limite para que não fique um traço marcado e, sim, um degradée suave. Você pode fazer isso com o próprio pincel ou com o dedo.



 Você pode escurecer as sobrancelhas com leves traços de lápis ou com sombra aplicada com pincel. Escolha a cor de acordo com o tom do seu cabelo.



O delineador é ideal para levantar o olhar. Já o lápis permite criar contornos esfumaçados e profundidades que ficam muito bem para a maquilagem noturna.





 O blush deve se harmonizar com o tom da pele e da maquilagem e não com a cor da roupa. Mais leve para o dia e mais reforçado para a noite. Aplicar em toques suaves e ascendentes para que dê colorido sem ficar artificial.



Em compensação, o batom deve combinar com a roupa e com o aspecto geral da maquilagem. Você também pode escolher um batom cor da boca, que vai bem a qualquer hora e em qualquer ocasião.