sábado, 25 de fevereiro de 2012

15 DICAS PARA ATINGIREM UM NIVÉL DE VIDA MAIS COMPENSADOR E PAZ INTERIOR......

    Acabei de encontrar um artigo muito bem escrito que queria partilhar com voçes,   pois acho que ensina muito em poucas palavras. Eu senti-me melhor, mais relaxada e mais positiva assim que o acabei de ler. São 15 dicas para atingires um nível de vida mais compensador, porque a paz interior também é importante e, sim, também existem dicas para a conseguires alcançar.

    A paz interior deve ser das coisas mais difíceis de obter e manter hoje em dia, por isso, qualquer dica que nos possa facilitar essa tarefa, para mim, é bem-vinda.

    Lê e lê bem. Vale a pena.
    Não há maior simplicidade do que a Regra de Ouro: tratar os outros como gostaria de ser tratado. Também conhecida como a ética da reciprocidade, este código ético afirma que todos temos o direito de ser tratados de forma justa, mas também temos a responsabilidade de assegurar a justiça para os outros. Fazer um esforço para viver segundo a Regra de Ouro pode trazer-lhe tantos benefícios que depressa se tornará num estilo de vida. Para além disso, pode mudar a vida de quem o rodeia, inclusive a sua, que ganhará uma forte lufada de felicidade pessoal. Estas 15 dicas são formas simples para cada um de nós tornarmos o mundo num lugar melhor.
    1. Pratique empatia. Crie o hábito de se colocar no lugar de outra pessoa. De qualquer pessoa, um familiar, amigo, colega de trabalho ou até um estranho. Tente realmente perceber o que é ser outra pessoa, o que essa pessoa está a passar e porque motivo fazem o que fazem.  
    2. Pratique compaixão. Depois de compreender as outras pessoas e perceber aquilo que sentem e vivem, aprenda o que é querer terminar com o seu sofrimento. E, logo que seja possível, faça o que puder (pode até ser o mais pequeno dos gestos) para aliviar esse sofrimento.
    3. Como gostaria de ser tratado? Na sua essência, a Regra de Ouro não significa que deve tratar alguém exactamente da mesma forma como gostaria de ser tratado, mas sim que deve tentar imaginar a forma como essa pessoa gostaria de ser tratada e agir de acordo com esse desejo. Ao colocar-se no lugar de outro, vá mais longe e procure sentir o que precisam; questione-se acerca da forma como você gostaria de ser tratada se fosse essa pessoa.
    4. Seja simpático. Quando em dúvida, seja sempre simpático para com os outros. Quem não gosta de se sentir bem-vindo e desejado? Existem, naturalmente, momentos em que a outra pessoa pode não querer a sua simpatia e você deve estar igualmente sensível a esses desejos. Para além disso, há que saber distinguir entre ser simpático e ser intrometido.
    5. Seja prestável. Esta pode muito bem ser uma das grandes fraquezas da sociedade do século XXI. É claro que existem muitas pessoas que se desdobram para serem prestáveis, mas em geral, as pessoas preferem manter-se nas suas próprias vidas e “ignorar” um pouco as dificuldades dos outros. Não feche os olhos às necessidades e problemas dos seres humanos, procure ajudar, mesmo antes que alguém lhe peça.
    6. Seja educado no trânsito. Outra fraqueza da sociedade moderna. As pessoas podem ser extremamente egoístas quando estão a conduzir: não queremos que ninguém se meta à nossa frente, ultrapassamos desenfreadamente tudo e todos, buzinamos, gesticulamos e verbalizamos palavras que não devemos. Terá alguma coisa a ver com o facto de estarmos isolados num veículo? É que normalmente não somos tão rudes quando nos encontramos frente a frente com outros. Conduza mais devagar e tente ser mais bem-educado na estrada.
    7. Ouça as outras pessoas. Infelizmente, mais uma fraqueza: todos queremos falar, mas poucos querem ouvir… no entanto, queremos que os outros nos escutem atentamente. Faça questão de ouvir o que as pessoas têm para dizer, em vez de se limitar a esperar pela sua vez de falar. Esta atitude também o irá ajudar a compreender melhor os outros seres humanos.
    8. Ultrapasse os preconceitos. Todos temos os nossos preconceitos pessoais, sejam eles baseados na cor da pele, beleza, altura, idade, ideologia política, religiosa ou sexual… faz parte da natureza humana. No entanto, também deve fazer parte da natureza humana um esforço para compreender e respeitar a individualidade de cada pessoa, afinal é isso que as faz quem são. Apesar das diferenças que nos separam, procure aquilo que possam ter em comum.
    9. Deixe as críticas de lado. Todos temos uma veia de crítico, seja para criticar alguém que conhecemos, que acabamos de conhecer ou que nunca vimos pessoalmente na vida, só na televisão ou em revistas. É importante pensar no reverso da moeda: gostaria de ser criticado se estivesse no lugar dessa pessoa? A resposta a essa pergunta é quase sempre “não”. Restrinja essas críticas e aprenda a interagir com os outros sempre de forma positiva.
    10. Evite controlar os outros. Ninguém gosta de ser controlado, mas há quem insista em fazê-lo. Não o faça! É um hábito difícil de eliminar mas, mais uma vez, compreenderá melhor os seus efeitos negativos nos outros ao colocar-se no lugar de quem tenta controlar. Também quer liberdade, autonomia e confiança, não quer? Então dê isso mesmo a todas as pessoas com quem contacta.
    11. Liberte a criança que há em si. A vontade de controlar e criticar torna-se especialmente forte quando se lida com crianças. Claro que existem situações em que isso é absolutamente necessário (mais a vontade de controlar, para evitar que a criança se magoe, por exemplo), mas também existem limites. Lembre-se o que era ser uma criança controlada e criticada por adultos? Não vai querer infligir essa sensação noutras, até porque devemos deixar as crianças serem crianças.
    12. Lembretes diários. A correria do dia-a-dia pode deixar a Regra de Ouro esquecida num canto, por isso, faça questão de se lembrar diariamente através de um e-mail enviado para si próprio, um lembrete no telemóvel ou na agenda, um mantra no seu ambiente de trabalho ou afixado na porta do frigorífico.
    13. Seja superior a todas as formas de retaliação. O ser humano tem uma enorme tendência para "vingar-se" quando é maltratado. Embora seja natural, devemos resistir a essas vontade. A Regra de Ouro nada tem a ver com a retaliação, mas sim tratar bem os outros, independentemente da forma como essas pessoas o tratam a si. Isto não quer dizer que tem de se sujeitar a ser um tapete que todos podem calcar – há que fazer ouvir os seus direitos, mas de uma forma agradável e sem vinganças… mesmo se alguém o maltratou primeiro. Chama-se dar a outra face”.
    14. Personifique a mudança. Já Gandhi dizia que devemos ser a mudança que queremos ver no mundo e embora essas sábias palavras são mais depressa aplicadas a grandes conceitos como a violência, pobreza e racismo, servem perfeitamente para o nosso quotidiano. Quer que as outras pessoas o tratem com delicadeza e compaixão? Então dê o exemplo. Se o mundo não mudar, pelo menos você mudou.
    15. Como é que se sente? Faça questão de observar a forma como as suas acções afectam os outros, principalmente quando começar a tratá-los com simpatia, compaixão, respeito, confiança e amor. Mas observe também as mudanças que ocorrem consigo. Sente-se uma pessoa melhor? Mais feliz? Mais segura? Com mais vontade de confiar nos outros? Estas mudanças dão-se de forma devagar, mas sustentada… e é maravilhoso senti-las.

SAÚDE NA BOCA ...TODA A LIMPEZA É POUCA!!!

Um sorriso aberto é meio caminho andado para nos sentirmos bem connosco e com os outros. Mas, para isso, é preciso que por trás do sorriso haja uma boca saudável, da qual se liberte um hálito fresco, o que só se consegue mantendo uma boa higiene oral, os dentes livres de cáries e as gengivas sãs.
O primeiro dos cuidados é a escovagem dos dentes. No mínimo duas vezes por dia ,de manhã e ao deitar, mas idealmente após cada refeição, para evitar que os resíduos dos alimentos permaneçam entre os dentes. É que é a acumulação destes resíduos que dá origem à placa bacteriana, a camada que vai destruindo a estrutura dentária.
                                                         
A escovagem deve abranger todas as superfícies dos dentes (a parte de fora mas a de dentro também) escovando sem vigor excessivo, para não agredir as gengivas nem danificar a superfície dos dentes (esmalte), e sem esquecer a língua, o céu-da-boca e a face interior das bochechas.
Mas como a escova não chega a todo o lado, é preciso complementar a sua acção com o  fio dentário é entre os dentes e na linha que fazem com as gengivas que se escondem os restos dos alimentos que, se ficarem esquecidos, vão formar a inconveniente placa. Como complemento é recomendado o uso regular de um elixir com flúor que contribui para o fortalecimento e protecção dos dentes e para uma boca mais limpa e mais fresca.
Como exemplo disso, recomenda-se Listerine


Há vários sabores mas o de menta é o mais comum. E porque havia quem se queixasse do aparecimento de manchas nos dentes após o uso do elixir (eu sou uma dessas pessoas), Listerine veio prevenir este efeito secundário através de Listerine Stay White que possui uma formula avançada que permite combater a placa bacteriana, deixar a boca com um hálito fresco, ao passo que mantém os dentes mais brancos!


Agora já não há desculpa para não usar este método de limpeza profunda da boca, e eu fiquei convencida disso!
Lembra-te que não é suficiente para a tua saúde oral escovar os dentes, pois estes representam apenas 25% da área da boca, pelo que os restantes 75% beneficiam de uma limpeza limitada, permitindo às bactérias que sobrevivam à escovagem, recolonizar as restantes superfícies, nomeadamente a zona debaixo da língua, as bochechas e as gengivas. Pelo que apenas uma fórmula líquida é capaz de limpar a 100% a cavidade oral.
É por isso que os especialistas em medicina dentária e higiene oral estabelecem 3 passos fundamentais para uma boca saudável e cuidada:

1) escovagem pelo menos 2 vezes ao dia durante 2 minutos;




2) uso de fio dentário 1 vez ao dia;




3) bochecho com um elixir 2 vezes ao dia durante 30 segundos.


Relativamente à escovagem, é importante ter uma boa escovapasta de dentes. É preciso ter em conta também se os teus dentes apresentam uma maior sensibilidade e predisposição ao aparecimento de tártaro, pois nesse caso o médico recomenda o uso de uma pasta de dentes especial para dentes e gengivas sensíveis. Como exemplo disso, tens a pasta de dentes Sensodyine, especializada neste tipo de dentes.

É verdade que o sabor deste género de pastas de dentes não é o melhor mas é indicado caso tenhas uma sensibilidade acrescida nos dentes pois notarás logo a diferença após começares a usar, pelo que vale a pena se não queres continuar a sofrer sempre que comes algo quente ou frio!


Outra pasta para dentes sensíveis mas também para gengivas que costumam sangrar é a Elgydium.

Mas deverão haver mais marcas, cada uma com as suas características, basta ires a uma farmácia perguntar.

E qual a escova de dentes mais indicada?

A escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos, além de não machucar as gengivas e tecidos adjacentes que são delicados.

As escovas com cabeças pequenas também são mais adequadas, pois alcançam melhor todas as regiões da boca.

A escova eléctrica pode ser boa para pessoas que têm menor destreza manual.

Quem usa aparelhos ou próteses pode optar por modelos de escova interdental, para limpar áreas específicas, e entre os dentes e os dispositivos do aparelho. Também é importante saberes que se deve trocar a escova de dentes a cada três meses ou quando perceberes que ela começa a ficar desgastada, e que é preciso lavar a escova após cada uso e guardar num lugar limpo e arejado, dentro de uma capa protectora. Ultimamente têm sido introduzidas no mercado variadas escovas de dentes que possuem também capa, pelo que não deves ter grande dificuldade em arranjar uma.

Por último, uma boa alimentação também ajuda! Por isso é de evitar o consumo em demasia de alimentos tais como chocolates, bolachas, bebidas adoçadas, etc. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, a dieta alimentar deve ser balanceada, reduzindo os alimentos compostos por açucares entre as refeições. Pelo contrário, aconselha-se o consumo de verduras, legumes e frutas que estimulam a mastigação.
E sabias que a água também ajuda a prevenir a cárie? Pois é verdade, a água possui flúor, que irá fortalecer os dentes, deixando-os menos susceptíveis à cárie.

E para complementar esta dica, caso queiras aprender como se devem escovar correctamente os dentes, aqui fica esta imagem que explica bastante bem a técnica.


                                  

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LÁBIOS ...COMO CUIDAR DELES!!!

Sabias que também os lábios precisam ser esfoliados, e não apenas a pele do corpo e do rosto? Aliás, a pele dos lábios é das mais sensíveis, pelo que cuidados intensivos são sempre os mais indicados e como o protector de lábios (lip balm) nem sempre é suficiente, é necessário fazer algo mais... ou seja, uma esfoliação. Principalmente no Verão (por causa do sol) e no Inverno (por causa do frio e do vento).

Os lábios exercem uma função importantíssima na estética do rosto, principalmente para as mulheres. Mas nem toda a gente tem a sorte de ter lábios naturalmente hidratados. Algumas pessoas, por diversos motivos que variam desde a genética até alterações provocadas por medicamentos, hormonas, ou factores externos, sofrem com


rachaduras, ressecamento e excesso de pele nos lábios.

Muitas mulheres fazem esfoliações faciais regularmente mas esquecem de incluir os lábios no processo. É extremamente importante esfoliar os lábios para remover peles e promover a renovação das células da região. Porém nem sempre o produto que se usa para a esfoliação da cara será adequado para os lábios, pois poderá conter substâncias químicas como ácidos, por exemplo. Além do mais, durante a esfoliação labial é muito comum que resíduos dos produtos caiam na boca. Por conta disso, aconselho a usarem receitas caseiras com produtos "comestíveis" na horas de esfoliar os lábios.

Por exemplo, podes usar aveia (farinha ou flocos finos) que se mistura em água filtrada até formar uma papa. Depois aplicar essa papa na região e massagear em movimentos circulares e suaves por cerca de 2 minutos, enxaguando a seguir e hidratando com um produto específico para os lábios. É muito fácil e rápido.

Escovar os lábios diariamente também é uma ótima arma no combate ao ressecamento e acumulação de peles. Remover e massagear delicadamente a pele com uma escova de dentes macia é um hábito que irá deixar os teus lábios suaves e saudáveis.

Para uma hidratação ainda mais completa, procura batons que, além de oferecerem cor, ofereçam também hidratação e protecção solar. Atualmente, no mercado existe uma série de batons que contêm vitaminas, nutrientes e FPS. Estudos comprovam que mulheres que usam e retocam o batom durante o dia, têm os lábios 2x mais hidratados do que as que não o usam.
Os hidratantes labiais realmente ajudam a diminuir o problema. Porém, muitas pessoas não gostam de os usar porque deixam os lábios pegajosos. Um bom método é usá-los apenas durante a noite, enquanto se está a dormir. No dia seguinte, lava, aplica um hidratante com filtro solar e prossegue com a tua maquilhagem de costume (batom ou brilho labial).
Por último, beber muita água ajuda a hidratar o corpo, pelo que também os lábios!

DORES DE CABEÇA.... QUE FAZER!?

Quase todos nós já tivemos uma dor de cabeça. Existem dores de cabeça de várias intensidades e durações, sendo algumas inofensivas e outras que podem levar à morte.

Para quem , sofre constantemente de dores de cabeça,  aqui fica em como combater as dores de cabeça , mas como sei que é um problema bastante comum, decidi fazer uma pesquisa e trazer o resultado para o meu blog, pode ser que também vos seja útil.

A maior parte das dores de cabeça são simples contracções musculares ou causadas por tensão, e podem espalhar-se por toda a zona da cabeça. Podem ainda sentir uma dor quase incapacitante, uma espécie de aperto na cabeça ou até a sensação que vão perder os sentidos. Muitas pessoas queixam-se que sentem como se tivessem algo atado à cabeça.
É sabido que várias pessoas já nascem com uma predisposição para ter dores de cabeça ,enquanto outras sentem dores de cabeça apenas por causa do stress ou preocupações que tenham na sua vida, enquanto outras ainda raramente as sentem.
Felizmente, há várias coisas que se podem fazer para prevenir, aliviar ou eliminar as dores de cabeça, antes de recorrer a tratamentos extremos:
  • Tomar poucos comprimidos:

Para quem tem dores de cabeça esporádicas, a chave é não abusar dos comprimidos. Uma ou duas aspirinas ou qualquer tipo de anti-inflamatório servem perfeitamente para eliminar uma dor de cabeça. Abusar na dosagem só vai piorar a situação!


  • Prevenir fazendo exercício físico:
É uma das medidas eficazes para prevenir a dor de cabeça, já que o stress é uma das grandes causas deste tipo de dores e o exercício físico um dos melhores remédios para preveni-lo. Mas atenção! Não façam exercício físico se a dor de cabeça for forte, já que isso agravaria a dor, principalmente se se tratar de uma enxaqueca.



  • Dormir:
Dormir é o melhor remédio para quase todas as dores, incluindo as dores de cabeça. Evitem, no entanto, dormir em excesso porque isso também poderá provocar uma dor de cabeça. Dormir sim, mas com moderação! E principalmente, dormir correctamente. A melhor forma para dormir e evitar acordar com uma dor de cabeça é de barriga para cima. Dormir numa posição estranha, principalmente de barriga para baixo, pode ser o suficiente para vos fazerem acordar com uma indesejável dor de cabeça.


  • Sentar-se correctamente:
Uma boa postura enquanto se está sentado e evitar ter a cabeça sempre virada para o mesmo lado, são dicas a seguir para evitar uma dor de cabeça.


  • Frio:
Colocar algo frio na testa ou no pescoço é algo que faz muitas pessoas sentirem-se melhor.


  • Calor:
  • Respirar fundo:
Aliviará a tensão na tua cabeça se respirares fundo.


  • Observar o teu corpo:
Dentes ou punhos cerrados e ombros encolhidos poderão ser sinais de alerta para o stress e futuras dores de cabeça.




  • Aprender "biofeedback":
Alguns cursos de "biofeedback" poderão ensinar-vos novas técnicas de como aliviar as dores de cabeça mais fortes.



  • Usar as mãos:
O uso da automassagem poderá trazer alívios imediatos. Existem duas zonas principais que vos ajudarão a aliviar as dores de cabeça, e que devem pressionar durante alguns segundos: o músculo das mãos, que se situa entre o indicador e o polegar e a zona inferior à zona óssea na parte de trás do pescoço.



  • Lenço na cabeça:
É uma técnica antiga, a qual consiste em colocar um lenço ao redor da cabeça, já que este diminui o fluxo de sangue que chega à cabeça e por conseguinte, alivia o latejar e a pressão da enxaqueca. Há quem para além do lenço, coloque na testa também umas batatas cortadas às rodelas, uma vez que contêm vitaminas que ajudam a aliviar as dores mas também porque o tubérculo provoca uma sensação de frio quando entra em contacto com a pele, que é mais quente, levando assim a uma constrição dos vasos sanguíneos da cabeça, dilatados durante a crise.



  • Não usar muito perfume:
Cheiros intensos, como o perfume, são um potencial iniciador das dores de cabeça.



  • Sítios tranquilos:
Um sítio calmo e sem barulhos excessivos é o ideal para acalmar ou prevenir as dores de cabeça.


  • Proteger os olhos:
A luz intensa poderá provocar dores de cabeça. Quando temos a necessidade de semicerrar os olhos, isso causará tensão ocular e vista cansada, provocando, muitas vezes, dores de cabeça. Usem óculos escuros no exterior e façam pausas de 15 minutos a cada duas horas, se trabalham regularmente com um computador.




  • Cafeína:
Não consumir a dose de cafeína a que se está habituado poderá provocar dor de cabeça. Demasiado café também é algo a evitar. Aconselha-se no máximo, dois cafés por dia.



  • Sal:
Muitas pessoas ficam com enxaquecas devido à ingestão elevada de alimentos salgados. Por isso, evitem comer demasiado salgado.




  • Refeições a horas:
Refeições atrasadas ou falhadas, poderão provocar dor de cabeça. Uma refeição fora de horas ou falhada causa tensão nos músculos, ficando os vasos sanguíneos do cérebro sobre pressão quando o açúcar presente no sangue desce, por falta de alimento. Quando comem novamente, os vasos sanguíneos do cérebro deixam de ser pressionados, podendo causar uma dor de cabeça. Façam refeições pequenas e frequentes.



  • Alimentos perigosos:
Poderão sentir mais dores de cabeça ao comer certos tipos de alimentos. Devem por isso, verificar quais os que mais o prejudicam.



  • Bebidas alcoólicas:
A excesso de bebidas alcoólicas é algo a evitar.



  • Comida chinesa:
Muitos dos pratos chineses estão impregnados de glutamato monossódico, Muitas pessoas não absorvem correctamente este nutriente, provocando dores de cabeça.



  • Chocolate:
A tiramina, presente nos chocolates, pode provocar o início de uma dor de cabeça, quando ingerida em demasia.


  • Fumar:
Fumar por si poderá provocar dores de cabeça. Fumar enquanto conduz pode duplicar o monóxido de carbono, que tem efeitos negativos no sangue que chega ao cérebro.


  • Cocktails:
Licores e cocktails poderão conter tiramina, o nutriente presente em muitos alimentos, que podem causar dores de cabeça.


  • Gelados:
Cuidado a comer gelados. Uma dentada mais forte em algo gelado ou diferenças de temperatura na tua boca, poderão ser suficientes para começar uma dor de cabeça.


  • Calma e serenidade:
A calma e serenidade são os opostos do stress, sendo por isso, factores a ter em conta.


  • Humor:
Ter bom sentido de humor e não estar com má cara, é algo positivo para o corpo e a mente.



  • Altitudes:
Estar em grandes altitudes pode provocar dores de cabeça. Caso viajem para algum sítio que esteja a uma grande altitude, aconselha-se uma toma de 3000 a 5000 miligramas de Vitamina C no dia antes e todos os dias da viagem e ainda tomar duas aspirinas por dia, nos mesmos dias que tomas a Vitamina C. (Consulta o teu médico para saber se poderás tomar tais doses de vitamina C).
Portanto, como podem ver, existem várias causas que podem provocar uma dor de cabeça, assim como várias dicas para as prevenir ou aliviar. O mais importante de tudo é ter em conta os sinais do corpo, não ignorar os sintomas, assim que sentirmos que uma dor de cabeça está a aparecer, tomar imediatamente medidas, sejam na forma de um comprimido, uma automassagem, uma sesta, exercício físico ou de respiração profunda, procurar um sítio calmo, sem muitas distracções ou poluição sonora, evitar os cheiros intensos, tomar uma refeição, etc., porque na maioria das vezes, depende de nós que a dor não se intensifique nem transforme numa enxaqueca que não nos permita seguir com o nosso dia.
Mas para além destas dicas, também existem alguns exercícios musculares que podem fazer nesse sentido junto a um espelho:

- Sobrancelhas para cima e para baixo  ergue as duas sobrancelhas rapidamente e depois relaxa e deixa-as baixarem lentamente.

- Sobrancelha direita para cima e para baixo. Este exercício pode ser difícil de realizar por isso segura a outra sobrancelha enquanto o tentas realizar. Depois fazer o mesmo com a sobrancelha esquerda.



- Fecha ambos os olhos com força e ao mesmo tempo e depois relaxa, fa-lo com rapidez, aguenta um pouco e depois relaxa.

- Franza muito e relaxa  franza as sobrancelhas na direcção da cana do nariz.


- Boceja bem e depois fecha a boca  abre a boca devagar, baixando gradualmente o maxilar até ter a boca aberta. De seguida, fecha lentamente.


- Abre a boca e mexe para a esquerda e para a direita abre ligeiramente a boca e faz deslizar o maxilar da direita para a esquerda e depois da esquerda para a direita.

- Franza o nariz para cima, como se tivesses a cheirar algo.


- Faz caretas  improvisa tal como quando eras criança.

Resta, por último, saber como identificar uma enxaqueca, ou seja qual a diferença entre esta e uma simples dor de cabeça.

As enxaquecas são dores de cabeça mais intensas e duradouras. São mais frequentes nas mulheres, ocupando 70% dos casos em relação aos homens. Geralmente, as enxaquecas provocam uma dor muito forte e latejante, de um dos lados ou em ambos os lados da cabeça. Podem-se fazer acompanhar de vómitos, tonturas, náuseas ou até tremores. Um dos sintomas que avisam a chegada de uma enxaqueca poderá ser a visão distorcida, imagens "flutuantes" ou um braço ou perna dormente. Estas podem incapacitar completamente uma pessoa, de tal modo que precisem de faltar ao trabalho e deixar de executar as suas tarefas diárias.

Quando frequentes, o melhor a fazer é consultar um médico.