segunda-feira, 28 de maio de 2012

DICAS DE BELEZA / LETRA "A"




Alergias:

De um modo geral usam-se óleos de camomila ou lavanda para combater as alergias.

Podem ser usados em banhos, inalações, compressas ou em cremes para o corpo.

Também são utilizados os aromas de rosas, bergamota, sândalo e jasmim, consoante os casos.

 

 

 

 

 

Alergias:

De um modo geral usam-se óleos de camomila ou lavanda para combater as alergias.

Podem ser usados em banhos, inalações, compressas ou em cremes para o corpo.

Também são utilizados os aromas de rosas, bergamota, sândalo e jasmim, consoante os casos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIETAS PARA DESINTOXICAR O ORGANISMO

Fique a par das melhores dietas, massagens, chás e sumos de frutas para libertar o corpo e a mente das toxinas acumuladas e recuperar a boa forma.




Onde estão as toxinas? Quer uma resposta sincera? Em todo o lado!


Apesar de serem diretamente proporcionais aos nossos excessos e erros alimentares, é impossível escapar-lhes. Encontram-se nos alimentos que ingerimos, no ar que respiramos, nas bebidas alcoólicas, no café e na água que bebemos, nos medicamentos que tomamos.
O que acontece é que, com o passar dos anos, os rins e o fígado começam a funcionar cada vez pior, os líquidos ficam retidos nos tecidos e a pele mostra-se baça e sem brilho, dado que o organismo não elimina as toxinas ao mesmo ritmo que as consome.

As dietas de desintoxicação, que visam restabelecer a capacidade do organismo eliminar tudo o que não interessa.
Quando fazer: O melhor momento é o final da Primavera, início do Verão, quando há mais frutas e vegetais frescos disponíveis. E como o tempo está mais quente, o nosso apetite apresentar tendência para diminuir. Por outro lado,  deve-se  optar por um momento em que se encontre em boas condições de saúde e sem níveis de stress aumentados.
Tipo de dieta: Acima de mais, as dietas ou curas de desintoxicação têm como objectivo eliminar as substâncias prejudiciais que se acumulam no nosso organismo e promover a renovação celular dos tecidos do corpo e não tanto perder peso. Implicam, por norma, um acréscimo da ingestão de líquidos e uma selecção diferenciada dos alimentos de acordo com as suas características mais ou menos depurativas.


Alimentos a privilegiar: Como grande parte dos nutrientes alimentares se perde durante a sua preparação, comer alimentos próximos do seu estado natural é essencial em qualquer plano de desintoxicação.Por isso, dê preferência a frutas, legumes frescos e crus, lentilhas, leguminosas e arroz integral.


Hábitos a evitar: Não fume, não beba álcool, evite tomar medicamentos ou ingerir qualquer bebida com cafeína.


Efeitos secundários: Cansaço, dores de cabeça ou musculares, bem como alterações de humor, são normais durante os primeiros dias.


Cuidados a ter: Deve certificar-se que se encontra em condições de saúde que lhe permitam envolver-se nesta restrição alimentar; deve confirmar que os alimentos que ingere são, pelo menos, minimamente equilibrados e, possivelmente, um complemente vitamínico e mineral poderia ser uma boa opção. O alerta também para que, depois da dieta, os alimentos mais calóricos sejam introduzidos gradualmente.

Dois planos para pôr em prática:

Neste momento, chegou por certo à conclusão que tudo isto é muito bonito, mas, no dia-a-dia, como é que pode colocar estes princípios em prática? Para ajudá-la, deixamos-lhe aqui dois planos de 'limpeza' do organismo, fáceis de executar.


Uma semana de limpeza

1ª dia: Só água (a que pode adicionar umas gotas de limão), sumos de fruta e vegetais; chás sem açúcar, de ervas ou especiarias; caldo à base de vegetais frescos
2ª dia: Líquidos e fruta: maças, ananás, manga, uvas e melancias, de preferência biológicos.
3º dia: Inclua vegetais crus: funchos, agrião, folhas de dente de leão e salsa.
4ª dia: Adicione vegetais cozidos e arroz integral. Dê preferência ao alho-porro, cebola e alho; alcachofra e beterraba.
5º dia: Inclua feijão, lentilhas, frutos secos e sementes;
6º dia: Pode juntar alimentos cereais e iogurtes com bifidus activos à dieta.
7ª dia: Já pode comer peixe.


Tire uns alimentos, aumente outros


Nish Joshi, guro alimentar das estrelas de Hollywood, como Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett, propõe um plano de 'desintoxicação holística' (exposto no seu livro 'Dr. Joshi's Holistic Detox: 21 Days to a Healthier, Slimmer You For Life'), inspirado na medicina ayurvédica, e que se baseia na ideia que se devem retirar das refeições, durante três semanas, os alimentos com um ph ácido. Desta forma, melhora-se o funcionamento dos rins e do fígado.
De acordo com esta dieta, não deve comer durante este período alimentos ácidos, como carnes vermelhas, leite de vaca e derivados, frutas (com exceção da banana), farinha branca e glúten, álcool, frutas secos (menos nozes e amêndoas), batata, tomate, presunto, café, chás que não sejam de ervas e sem açúcar, chocolates, doces e produtos industrializados em geral (ketchup, maionese, mostarda...). Pode comer carne de aves, peixe, arroz integral, iogurte natural, vegetais de cor ver-de escuro, ovos, legumes, pão e cereais integrais, mel, azeite, lentilhas, soja e tofu.



TRUQUES SUPER ÚTEIS PARA FAZER DIETA!!!

Há pequenos truques que ajudam a emagrecer e não implicam abdicar de comer. Qualquer uma de nós os pode levar a cabo no dia-a-dia sem esforço nem sacrifício. Acabe por isso com as dietas que nunca funcionam.




Se apenas fixou o seu olhar e atenção nesta parte das dietas e ignorou o resto do artigo, muito muito provavelmente faz parte do grupo das eternas rechonchudas com falta de disciplina que sonham com umas coxas perfeitas enquanto mastigam o terceiro croquete ao lanche, não resistem à maravilhosa bolonhesa que servem no restaurante em frente ao ginásio e têm calças de quatro tamanhos diferentes no armário.

Geralmente, já experimentaram todas as dietas mas continuam a manter uma relação difícil com a balança e a mera ideia de fazer regime causa-lhes episódios de ansiedade.

O melhor a fazer nestes casos é começar a criar hábitos alimentares mais saudáveis lentamente.


Respeitar os horários:
O organismo funciona melhor com horários certos. Evite comer 'quando lhe apetece' ou ficar muitas horas de estômago vazio já que isto aumenta a probabilidade de cometer excessos às refeições.


Mastigar lentamente:
Além de se saborear melhor a comida, faz com que se sacie mais depressa e facilita a digestão.


Trocar a gordura 'má' pela 'boa':
Não se deve eliminar por completo as gorduras da dieta e fazê-lo pode até ser contraproducente. Os fritos são de evitar mas não tem de abdicar do azeite para temperar a salada, por exemplo.


Escolher os aperitivos:
Os aperitivos nos restaurantes são uma tentação, mas em vez de atacar as azeitonas pode ir trincando umas tostas (sem manteiga) para se distrair.


EMAGRECER SEM NEURAS!!!

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?



O velho adágio 'somos o que comemos' aplica-se também ao estado de espírito.

São vários os alimentos que têm a capacidade de provocar alterações de humor, sono, excitação e até alucinações. O álcool e o café são dos mais conhecidos e a sabedoria popular há muito que aprendeu a usar o poder de uma chávena de leite quente ou de um chá de cidreira para acalmar.

Não admira, por isso, que regimes de emagrecimento exagerados dêem cabo do humor. E não é só porque 'comer como um passarinho' arrasa a paciência de qualquer um, a privação de certos nutrientes influencia mesmo o estado de espírito e pode até favorecer a depressão.


NÃO FIQUE COM OS NERVOS EM FRANJA:
O efeito da alimentação no ânimo está ligado à ação dos neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelo cérebro. As mais importantes são a serotonina, que tem efeitos calmantes e induz à sonolência, a norepinefrina, que dá energia e ajuda à concentração, e as endorfinas, que proporcionam uma sensação de bem-estar e euforia. Já sabe, faça dieta, mas certifique-se de que ingere alimentos que potenciam a acção destas substâncias, para não ficar com os nervos em franja.

SEROTONINA - ABENÇOADO ACÚCAR:
A produção de serotonina está associada à sensação de bem-estar. Os níveis produzidos pelo nosso organismo variam e são mais baixos no período da tarde e no Inverno, o que explica a depressão sazonal que afecta muitas pessoas nos meses mais frios do ano. Na mulher, os níveis de serotonina diminuem na última semana do ciclo menstrual.
Uma vez que a ingestão de hidratos de carbono aumenta os níveis de serotonina, não deve eliminá-los completamente da sua dieta em nome da diminuição de calorias. O preço a pagar pode ser alto: irritabilidade e má disposição.
Nem todos os hidratos de carbono têm o mesmo efeito. Aqueles que se encontram na fruta, por exemplo, não possuem essa capacidade mágica de melhorar o humor. Não é por acaso que quando está deprimida ataca muito mais facilmente o resto do gelado que está no congelador do que as maçãs da fruteira. Mas há que não exagerar no açúcar.

São fonte de hidratos de carbono o pão, os cereais, os biscoitos, as massas tudo integral, o arroz integral e selvagem e o chocolate amargo (muito cuidado com os excessos!). Agora também não aproveite a desculpa do humor para se encher de pão ou de esparguete a toda a hora... Não se esqueça de que está em dieta.


NOREPINEFRINA - AS PROTEÍNAS DA FELICIDADE:
Os alimentos proteicos são ricos num aminoácido chamado tirosina, que aumenta a produção de norepinefrina. Este químico cerebral estimula a capacidade mental e de reação e o estado de alerta. Tenha isto em mente quando precisar de ficar a trabalhar até mais tarde, e ao jantar troque as massas por uma salada de frango ou de atum.

São fonte de tirosina os peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.


ENDORFINAS - O QUÍMICO DO PRAZER:
As gorduras aumentam a produção de endorfinas, substâncias parecidas com a morfina e que transmitem sinais de prazer ao corpo, um fenómeno equivalente ao que sucede quando faz exercício físico.

Deve incluir no seu menu chocolate amargo (em pequenas porções e no final da refeição), frutos secos e azeite.


RESPEITE OS RITMOS DO SEU CORPO...
O organismo não tem as mesmas necessidades calóricas durante todo o dia. No período da manhã, até cerca das 14h, a necessidade maior é de proteínas que sintetizem os neurotransmissores com funções estimulantes, responsáveis pelo 'despertar', como a noradrenalina. Depois do almoço, os hidratos de carbono começam a entrar em ação para, lentamente, preparar o organismo para o sono.

Assim, será conveniente ingerir:


MANHÃ: produtos lácteos.

ALMOÇO: carne ou peixe.

NOITE: féculas (batatas, massas).

SEMPRE: vegetais e saladas frescas.




DURMA BEM:
Uma boa noite de descanso é fundamental para um bom estado de espírito. Para assegurar uma noite calma, ingira alguns hidratos de carbono ao jantar. Mas, atenção: não abuse dos doces em nome de umas boas horas de sono. Uma pequena porção de pão, arroz ou massa (sem molhos) é suficiente.
E saiba que: Não deve ingerir excitantes, como café, álcool ou tabaco, depois das 17h.

As proteínas são desaconselhadas ao jantar, pois aumentam a temperatura corporal e activam o estado de alerta.


CHOCOLATE, SIM, MAS COM MODERAÇÃO:
No chocolate, a combinação do açúcar e da gordura estimula a produção de serotonina e endorfinas. O relaxamento associado ao seu consumo tem também origem noutras substâncias, como a cafeína, a teobromina e a feniletilamina, ligada ao fabrico da norepinefrina. Não é preciso comer muito chocolate para obter o efeito desejado. Não exagere!


LEVANTE A MORAL:
Para tal, a sua dieta deve ser rica em vitaminas, sendo que as do complexo B são fundamentais para o equilíbrio do sistema nervoso.


VITAMINA B1.... Como não a armazenamos, deverá ingeri-la todos os dias. Está presente em cereais integrais, gérmen de trigo e lentilhas.


VITAMINA B3...A sua falta provoca o cansaço. Aumente a ingestão de alimentos com proteínas animais (carne, peixe, produtos lácteos) ou vegetais (cereais e legumes).


VITAMINA B6... Uma das mais importantes, pois permite a transformação do triptofano em serotonina, o neurotransmissor que regula o humor. Também alivia os sintomas pré-menstruais, pois ajuda a decompor os estrogénios no fígado. Para evitar carências, coma carne, peixe e espinafres com regularidade e pão diariamente.

VITAMINA C... Dá-lhe energia e tónus. Beba um sumo de laranja natural logo pela manhã e coma quiwis ou morangos durante o dia.

ÁCIDO FÓLICO Contribui para a renovação dos glóbulos vermelhos e para a síntese dos neurotransmissores de alerta. Para assegurar a sua ingestão diária certifique-se de que inclui saladas e legumes no cardápio.


10 ERROS QUE NÃO A DEIXAM EMAGRECER!!!

É adepta de tudo o que é light e até nem come batatas fritas, mas não consegue perder peso?. Fique a saber o que anda a fazer mal.



As calças não mentem, nem o espelho, ou a mãe,sim, porque a partir do momento em que a sua mãe lhe disser que agora que está bem, dispare as buzinas de alerta. Sinal de que essas gordurinhas extra que já sentia na cintura se tornaram visíveis e inestéticas.

A sua primeira reação é restringir aquilo que come, evitar as sobremesas a seguir ao jantar, a bela da bola de berlim ao pequeno-almoço e fica logo mais sossegada, como se a sua mente lhe dissesse 'estás no bom caminho'. Mas nem sempre aquilo que julgamos ser o mais correto ou saudável é, efetivamente, o mais indicado.
Algumas estratégias femininas, aparentemente inofensivas, podem tornar-se contraproducentes na hora de perder peso. Identificamos os erros que as mulheres mais costumam cometer e apontamos as soluções.


1 NÃO TOMO  O PEQUENO-ALMOÇO:
De manhã é a correria do costume: as crianças que precisam de ser levadas à escola, o trânsito infernal que se apanha a caminho do trabalho, a reunião das nove a que não podemos chegar atrasadas. E a última coisa em que se pensa nessa altura é no pequeno-almoço, que é somente a refeição que nunca deve ser descurada! Entre a última refeição do dia anterior e a primeira do dia seguinte passam-se muitas horas sem comer, em que o nosso organismo necessita de recorrer a reservas de energia acumuladas.

Consequência: Os períodos de jejum durante o dia não devem ser superiores a três horas e meia. Quando ultrapassam este limite, são responsáveis por quebras de energia, cansaço, irritabilidade e faltas de atenção.

Solução: Se não tem muito tempo para preparar o pequeno-almoço, pelo menos beba um copo de leite ou um iogurte antes de sair de casa.


2 DE MANHàBEBO UM CAFÉ E COMO  UM QUEQUE:
Quantas vezes evita o pão, 'porque engorda', o leite, porque faz azia, e prefere o café, que em jejum é como pólvora para o organismo? Depois, como só o café não a satisfaz, bate com os olhos na vitrina dos bolos e acha que um queque ou um bolo de arroz não fazem mal a ninguém! 'Nem leva creme', dizemos para nós mesmas. E comemo-lo com a satisfação de que tomámos a decisão mais acertada.

Consequência: Comer um queque leva a um aumento repentino dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Os alimentos doces em geral possuem um alto índice glicémico, ou seja, provocam essa subida brusca da glicose sanguínea.

Solução: Um pequeno-almoço equilibrado deve conter leite ou iogurte, uma sandes de queijo ou fiambre e, se possível, um pouco de fruta fresca. Faça um esforço mesmo que não tenha muita fome.


3 SÓ COMPRO  PRODUTOS LIGHT POR ACHAR QUE EMAGRECEM:
É a nova moda na alimentação feminina. Iogurtes? Só se forem light! Bolachas? Só de baixas calorias. E com esta noção de que estes produtos têm menos calorias vamos ingerindo tudo aquilo que devemos e não devemos em maior quantidade. Sentimo-nos protegidas, quando na verdade não nos protegem de nada. Se tivéssemos uma alimentação correcta, não seria necessário o recurso a este tipo de produtos, que acabam por servir como descargo de consciência.

Consequência: Um consumo exagerado de produtos light (nomeadamente os que contêm adoçantes artificiais) não é saudável e pode mesmo ser prejudicial.

Solução: Procure consumir alimentos mais naturais, com poucos aditivos e pouco processados.


4 COMO  PORQUE ESTOU ABORRECIDA:
É algo comum a quase todas as mulheres: quando o tédio nos atinge ou quando estamos em plena crise hormonal, só a comida nos satisfaz. O eleito acaba sempre por ser o belo do chocolate, mas também se encontram no Top 10 as batatas fritas, bolachas, pipocas ou gomas. Sim, porque nessas alturas toda a mulher vira criança e só gosta daquilo que faz mal. Não satisfeitas, ainda nos deleitamos com um pacote inteiro de caramelos de Badajoz.

Consequência: Quando cedemos a impulsos, normalmente dá asneira. Apanhamos o que está mais à mão, o que, regra geral, faz mal à saúde e é um poço de calorias.

Solução: Defina horários para todas as refeições, que devem ser pelomenos seis (manhã, meio da manhã, almoço, meio da tarde, jantar e ceia). Fora desses horários não deverá petiscar. Quando lhe der vontade de comer, distraia-se, procurando sair de casa e caminhar um pouco. Nas alturas críticas, como antes do período, o ideal é ter a despensa vazia ou o frigorífico repleto de produtos saudáveis.


5 EVITO TODOS OS  HIDRATOS DE CARBONO:
'Não como pão nem massas porque engordam imenso.' Esta é uma frase típica de quem quer perder uns quilos extra.


Consequência: Sim, estes alimentos engordam se consumidos em excesso. Mas ao banir completamente o pão da sua dieta está a privar o seu organismo de vitaminas tão importantes como a A, B12, C e D.

Solução: Prefira as versões mais integrais, pois estas contribuem para o aumento do consumo de fibras.


6 NÃO RESISTO A UMA SOBREMESA:
É a lei das compensações, pensam muitas mulheres. Cortam com a massa ou com o arroz para, no fim da refeição, mergulharem numa musse de manga.

Consequência: A falta de hidratos de carbono leva ao aparecimento rápido de apetite após a refeição.

Solução: Não faça uma salada como prato único nem acompanhe o seu bife só com legumes. No prato deve sempre haver espaço para massa, arroz ou batata. E evite as sobremesas a todo o custo, pois não fazem as vezes dos hidratos de carbono.


7 FAÇO  DIETAS LOUCAS:
A da seiva, a da Lua, a da fruta, a da sopa ou a monodieta todas prometem a perda de quilos num curto espaço de tempo. E quando o objectivo é perder peso, nós fazemo-las todas, ou pelo menos aquelas que nos oferecem os resultados mais visíveis.


Consequência: A prática das dietas radicais traduz-se numa perda acentuada de massa magra, enfraquece o organismo e promove o aumento da percentagem de massa gorda quando o peso é recuperado.

Solução: Mais vale ficar como está do que perder peso rapidamente, através de dietas restritivas e desequilibradas.


8 É SÓ UM  IOGURTE!
Nem todos os iogurtes são contraproducentes, mas alguns são pouco recomendáveis para a dieta. Antes de levar a colher à boca, veja se escolheu o mais indicado. Quantas vezes escolheu um iogurte para satisfazer a sua necessidade por algo doce?

Consequência: Infelizmente, alguns possuem quase tantas calorias como um gelado. Embora a maioria não ultrapasse as 120 kcal por 100 g, há muitos que convém evitar.

Solução: Escolha iogurtes com menos aditivos, ou seja, naturais. Misture um pouco de fruta, flocos de cereais e alguns frutos secos e terá um snack mais saboroso e nutritivo.

9 NÃO GOSTO DE COMER LEGUMES:
Quantas vezes os únicos legumes ou vegetais ingeridos se limitam à alface? Quase sempre. São muitas as fontes de saúde que se encontram nos legumes, mas facilmente nos esquecemos deles.

Consequência: Ao limitar o consumo de legumes, está a reduzir as armas do seu organismo para a prevenção de vários tipos de cancro e doenças cardiovasculares.

Solução: Coma cinco peças de legumes e fruta por dia.

10 BEBO IMENSOS LÍQUIDOS´:
Ouvimos falar nos benefícios dos líquidos e achamos logo que temos uma desculpa para beber uma cervejinha.

Consequência: Cada grama de álcool contém cerca de 7 kcal, mas são calorias ditas 'vazias'.

Solução: Fique-se pela água ou pelo chá gelado. Quando a ocasião social o exigir, beba um copo de vinho tinto, mas evite as bebidas destiladas.




quinta-feira, 24 de maio de 2012

BENEFICIOS DO CHOCOLATE

Saborear chocolate é um momento único, mas… nem todos gostam do mesmo tipo de chocolate. Gostos diferentes, sabores diferentes é o que faz do chocolate um alimento com muitos fãs.




Cada tipo de chocolate pode e deve ser saboreado de uma forma diferente. Negro, de leite, branco, com frutos ou recheio, cada um dos tipos de chocolate corresponderá ao gosto pessoal de cada um.

A quantidade diária recomendada varia em função do metabolismo de cada um mas, em termos médios e num ritmo de vida normal, os especialistas consideram como razoável uma porção diária que ronde os 25 gramas., ou seja um ou dois ‘quadradinhos’de tablete, uma ‘barrita’ ou um bombom.

Mas, se praticar uma regular atividade física ou uma prática desportiva acentuada, pode-se ‘permitir’ à ingestão de uma maior quantidade.

O chocolate é um alimento natural, que complementa uma alimentação saudável, e deve ser consumido com moderação. Uma pequena barra pode completar uma refeição ou servir para quebrar o apetite, nos intervalos das refeições.


Mitos do Chocolate:

O chocolate é alvo de muitas histórias e de alguns mitos que passam de geração em geração. São repetidos vezes sem conta, de pais para filhos, de avós para netos, entre colegas de escola e trabalho ou em muitas outras situações.

Há quem atribua ao chocolate problemas gastrointestinais, só é verdade, se houver um consumo excessivo, como com qualquer outro alimento ingerido em excesso. A acusação de ser causa da acne, é outro dos mitos atribuídos a este alimento, mas na verdade o cacau ou o chocolate não são a sua causa, potenciam sim o aparecimento, assim como qualquer gordura ingerida em excesso. Quanto à associação deste produto às sensações afrodisíacas, estará ligado também ao prazer agradável do seu aroma estimulante, para além da serotonina que produz e nos dá a tal sensação de felicidade. Não é por acaso que hoje se associa o chocolate a formas de ‘terapias’ para os sentidos e também para a pele, sob a forma de banhos ou de massagens revigorantes.



Benefícios do Chocolate:

Por ter uma maior concentração de sólidos de cacau, é natural que o chocolate amargo, também chamado ‘negro’, desencadeie mais rapidamente os efeitos benéficos e estimulantes do alimento. Se o chocolate for de leite, deve-se adicionar aos seus benefícios a existência de cálcio, um mineral importante para a saúde óssea e dentária. Depois, existem outros minerais com uma presença notável no chocolate como o magnésio, o potássio e o fósforo. Quanto às vitaminas, é rico em vitamina B1 (tiamina) e ácido fólico, micronutrientes indispensáveis na regulação do metabolismo.
Hum… Saboreie o seu quadrado de chocolate sem culpas e remorsos. Reflita somente que, o consumo como alimento, de cada pessoa, tem a ver com o seu tipo de vida ou de atividade física, para além das características metabólicas individuais.





LANCHES SAUDÁVEIS

Uma das melhores escolhas para as pequenas refeições diárias é o queijo. Este alimento é rico em proteína, nutriente essencial ao crescimento e à renovação do organismo, em cálcio e vitaminas A e B.



Os lacticínios, incluindo o queijo, são parte do dia-a-dia das crianças após o seu primeiro aniversário, sendo considerada como ideal a inclusão de duas a três porções por dia. Mas estas porções são de tamanhos diferentes conforme o alimento: 2,5 dl de leite ou 200g de iogurte; 2 fatias de queijo flamengo ou 2 triângulos de queijo.

Para um lanche nutritivo e muito saboroso junte um triângulo de queijo a uma peça de fruta. Assim, alia os benefícios do queijo com a vitamina C da fruta, a sua fibra e açúcares naturais, tornando um lanche rápido, delicioso e prático, num momento nutricional e muito importante para a criança.

Comer bem à chegada a casa, depois de uma tarde inteira sem comer não é solução. Nem almoçar bem depois de uma manhã sem comer. Uma das vantagens do teor elevado de proteína no queijo é a sua capacidade de saciar por mais tempo.

Uma alimentação saudável deve ser completa e variada em todas as refeições ao longo do dia. A distribuição dos alimentos pelas várias refeições tem como objetivo assegurar que a criança tenha energia suficiente nas horas seguintes para brincar e aprender a matéria escolar. Pode parecer muito, mas na realidade o cérebro não tem reservas energéticas, e quando se acaba a energia da refeição anterior, ele vai sofrer com a baixa de açúcar no sangue.

Um lanche saudável deve ter, à semelhança do pequeno-almoço, um lacticínio (leite, iogurte, queijo), uma peça de fruta, alimentos ricos em hidratos carbono (pão, flocos de cereais, tostas integrais) e, claro, água!




segunda-feira, 21 de maio de 2012

COMO ACABAR COM AS ESPINHAS!?

Como acabar com as espinhasÉ importante começar por distinguir as espinhas da acne. Acne é uma doença que envolve quadro generalizado que deve mesmo ser tratada por um médico e com os produtos adequados. As espinhas são situações mais pontuais e não se desenvolvem num ciclo sem fim como a acne. Como tal são mais fáceis de resolver.

Uma boa limpeza de pele

Ter a pele limpa é o primeiro passo para evitar as espinhas visto que o aparecimento destas é potenciado pelo acumular de sujidade na pele. E essa sujidade não precisa ser visível, a viver numa cidade é suficiente para deixar a nossa pele suja ao fim de um dia.

Deve por isso lavar a cara, pelo menos, 2 vezes ao dia. E como? Com água e sabão? Nada disso! O sabão das mãos ou o gel do corpo secam em excesso a pele da cara que é das zonas mais sensíveis. Poderá usar um sabão próprio para a limpeza da pele, um tónico ou então algo mais simples.

Compre um produto chamado de “água de rosas” que está à venda em quase todas as superfícies comerciais. Tenha em atenção apenas para comprar um sem álcool. Esse atua como um tónico limpando em profundidade a pele mas sem a danificar ou tirar na totalidade a oleosidade natural da mesma.


Quanto à frequência da limpeza da pele deverá, como já referido, fazê-la 2 vezes ao dia. Uma de manhã, pois a pele estará oleosa (visto que suamos também durante a noite). E a outra à noite para fazer uma limpeza geral das impurezas que se acumulam ao longo do dia.



Um hidratante adequado à sua pele

Todas sabemos que a pele oleosa é mais propensa a ter espinhas. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que a pele oleosa também deve ser hidratada. Confuso?

Muitas vezes a pele liberta mais gordura devido ao facto de a pele estar demasiado seca. Ora, para compensar essa falta de hidratação ela acaba por ficar demasiado oleosa. Ou seja, a pele oleosa pode muito bem ser uma pele mal hidratada.

Então que tipo de creme se deve aplicar nestas condições? O mais aconselhável é um creme que hidrate mas que seja “oil free”, ou seja, sem óleos e gorduras. Os melhores são os gel-cremes próprios para quem tem a pele oleosa.

Agora já sabe como acabar com as espinhas. Com uma pele limpa a com a hidratação adequada é muito mais provável que desaparecem ou aparecem menos vezes.

CELULITE COMO ACABAR COM ELA!!!

Podemos dizer que a celulite é uma das piores inimigas da mulher, atualmente. Principalmente porque a celulite ataca qualquer mulher, quer ela seja mais gorda ou até muito magra. Afinal, o que é a celulite e porque afeta tantas de nós?

O que é a celulite?

De uma forma simples podemos dizer que a celulite deve-se à acumulação de gordura na camada superficial da pele. Mas seria natural que essa gordura estivesse bem distribuída e com um aspeto liso ao contrário do que acontece em quem ter celulite. Essas irregularidades devem-se ao facto de as células de gordura estarem “cheias de mais”. Podemos imaginar que os altos são as zonas em que está a gordura e as depressões são como que as “paredes” das células que suportam a gordura.

Claro que esta é apenas uma explicação simples para um problema muito mais complexo e com diversas causas.

Como acabar com a celulite?

Antes de lhe explicarmos como acabar com a celulite é preciso que analise mais ou menos o estágio da sua. Quando mas cedo atacar o problema, melhores são as probabilidades de sucesso. No grau 1 ela apenas é visível quando comprimimos a zona; o grau 2 é caracterizado pela celulite que é visível mesmo quando não se esta a comprimir a zona mas que ainda não é muito pronunciada; no grau 3 sentem-se várias depressões e altos na pele ao passar a mão e, por fim, no grau 4, é totalmente impossível esconder a celulite pois até por baixo dos tecidos e nota-se.
Casos em grau 3 e 4 podem apresentar dor e talvez seja mesmo necessário recorrer a um médico. Mas os graus mais leves da celulite, 1 e 2, são mais fáceis de tratar. Felizmente esses são também os mais comuns.
Como quase todos os problemas com que nos podemos deparar com o nosso corpo, a melhor forma de o combater é levar uma vida saudável:

 Pratique exercício físico:

Dado que a celulite é um problema relacionado com gordura acumulada, não há nada melhor do que perder alguns quilos de forma saudável, fazendo exercício.
As atividades aeróbicas, como corrida e bicicleta são as melhores escolhas pois são aquelas que permitem um gasto de energia maior e que envolvem praticamente o corpo todo no processo. Mas também deverá praticar exercícios localizados.

Tenha uma alimentação saudável e beba muita água:

Se quiser perder algum peso no processo aproveite para fazer uma ligeira dieta. Tente comer refeições leves ao jantar uma vez que à noite o gasto de energia é menor.

Mime-se com massagens:

Aplicar cremes anti celulite pode não ser uma solução mas ajuda a melhorar a aparência da pele naquela zona e as massagens melhoram também a circulação.

DICAS DE BELEZA / LETRA "A"


A




Alho

Está no top das plantas medicinais, com as suas propriedades antiviraís, antifúngicas e antibióticas. O sumo do alho tem um efeito poderoso contra uma série de bactérias resistentes a antibióticos. Protege contra doenças cardíacas, ajuda a reduzir o colesterol, a combater os coágulos no sangue e baixa a tensão arterial.

Funciona como um bom agente contra o cancro no estômago. 





Alho-francês

Pode reservar a água onde cozeu o alho par a última lavagem dos cabelos.

Esta água dá belos reflexos aos cabelos castanhos.

Também pode conservar a água da cozedura dos alhos-franceses numa garrafa, no frigorífico e beba 1 a 3 chávenas por dia, porque é um excelente diurético.



Ameixa

Reduz o risco de cancro (também a banana e a manga).



Amêndoa

Ricas em vitamina E, as amêndoas são também conhecidas pelas suas propriedades antienvelhecimento, e por protegerem o organismo contra o Alzheimer. Contêm gorduras monoinsaturadas, benéficas para a saúde, magnésio e potássio, que contribui para baixar a pressão arterial.

Estudos recentes comprovam que a ingestão regular de frutos secos reduz o risco de doenças cardíacas.

As amêndoas contribuem ainda para a perda de peso e de massa gorda.



Amido

Juntar à água do banho uma chávena de amido e agitar a água até que o amido esteja bem dissolvido, ficará com a pele macia e acetinada.



Amoras

Esta fruta do bosque rica num tipo de fibra que não só melhora o trânsito intestinal, mas também ajuda a baixar o colesterol.

Se não tiver oportunidade de comê-la fresca, deve ser ingeri-la em iogurtes magros que a contenham.

A amora também é um bom digestivo, calmante e refrescante, é um excelente fruto para as pessoas débeis e frágeis, convalescentes de doenças ou que necessitam de restaurar o seu organismo.

Também para pessoas com baixo apetite sexual, podem beneficiar deste fruto.

É também um bom protetor de rins e também no tratamento de infeções dos rins e bexiga.

As amoras têm também um efeito diurético, faz-se uma infusão de folhas secas da amoreira.

- 1 Colher de sobremesa de folhas para uma chávena de água.

- Leva-se a mistura ao lume até ferver.

- Retira-se do lume, e deixa-se repousar, durante 10minutos.

- Filtra-se a mistura e bebe-se a infusão.

Pode-se beber 3 a 4 chávenas por dia.



Amora para ajudar a tratar diabetes:

Bebe-se 1 chávena de infusão de folhas frescas 4 a 6 vezes ao dia.



Amoras para baixar a febre:

Faz-se uma infusão de 40 a 80gr de folhas frescas por litro de água, bebe-se ao longo do dia.



Amoras para as más digestões:

Põe-se a ferver cerca de 20g de cascas de amoreiras branca em meio litro de água, durante 5 a 7 minutos, filtra-se a mistura e deixa-se arrefecer, e bebe-se ½ chávena 30 minutos antes das refeições.



Amora para inflamações da boca:

Esmaga-se algumas amoras para recolher o líquido, junta-se um pouco de água e bochecha-se várias vezes.





Ananás

O ananás ajuda a emagrecer, porque têm uma enzima que ajuda a emagrecer mas tudo depende da quantidade que se ingere.



Antioxidantes

É composto que inibe os efeitos dos radicais livres.





Anti-rugas

Para combater as rugas, deve mimar a pele do seu rosto com uma mistura de sumo de limão e mel aquecido, aplicar e deixar atuar alguns minutos, e de seguida enxaguar, a pele fica luminosa e combate as rugas.



Aromaterapia cura com óleos essenciais
A aromaterapia consiste na arte de usar os óleos extraídos das plantas em vários tratamentos.
Esta é uma das mais antigas técnicas de cura da história.
Os óleos essenciais, exercendo uma influência subtil na mente e no corpo, curam de uma forma suave e natural.
Têm imensas virtudes e podem ser utilizados das mais variadas formas.
Para além das massagens e dos banhos, existe também a possibilidade de os óleos serem aplicados em compressas (quentes ou frias, consoante a doença a tratar), em creme, loção ou ainda pela simples inalação do seu aroma.
Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos através da pele e em aromaterapia usam-se geralmente 3 gotas diluídas num copo de água, cada circunstância requer uma utilização diferente.
Os óleos em spray usam-se de maneira simples, é introduzir os óleos essenciais no ar , é misturar um ou mais óleos em água e usa-los como spray e para esse efeito misture 20 gotas de óleo essencial em 2 dl de água e agitar bem antes de usar.

Acne
Os óleos essenciais podem ser usados em tratamento de pele, especialmente para reduzir a quantidade de gordura produzida na superfície.
As ostras é o alimento que contem bastante zinco, para além de fortalecer as defesas imunitárias, este mineral contribui para melhorar o estado da acne.
Para combater a acne, usa-se geralmente óleo de lavanda ou bergamota, que têm ação anti-bateriana, bem como propriedade adstringentes.
O óleo de gerânio ajuda a equilibrar as secreções gordas da pele.



domingo, 20 de maio de 2012

AS DIFERENÇAS ....O QUE É UM SÉRUM E O QUE É UM CREME?!

Sérum e creme: essenciais ao tratamento do rosto, mas com formas de ação bem diferentes.


Sérum e creme:

Os séruns são ultraconcentrados em ativos e têm uma textura fluida, não gordurosa, que os ajuda a penetrar instantaneamente e mais profundamente. O seu objetivo é agir no interior da pele e, de certa forma, preparar terreno para os ativos dos cremes que se aplicam a seguir, por isso, não se preocupam com coisas como conforto à superfície ou proteção contra as agressões exteriores, deixando isso para os cremes. Estes têm texturas mais 'densas' e ricas e têm sempre uma dupla ação: há ativos que penetram para agir no interior da pele e outros que se mantêm à superfície para proteger (é o caso dos filtros solares), dar conforto, prevenir a perda excessiva da hidratação ou ir absorvendo e controlando o excesso de oleosidade, por exemplo. Um sérum nunca é para aplicar sozinho (sobretudo de manhã, porque a pele não ficaria suficientemente protegida), deve-se aplicar sempre um creme a seguir. E se forem da mesma marca, tanto melhor, porque um potencia a ação do outro. Uma pele jovem raramente tem necessidade de usar séruns, a não ser pontualmente, em cura, durante um ou dois meses (para repor a hidratação a seguir ao Verão, por exemplo), mas se já há problemas específicos, como rugas, manchas ou flacidez, usar um sérum específico de manhã e/ou à noite antes do creme faz mesmo diferença.





QUANDO SE DEVE TROCAR DE CREME!?

Há coisas que são para toda a vida, mas um cuidado de rosto não é uma delas. Não porque a pele ‘se habitue’, como muita gente pensa, mas porque ela é profundamente influenciada pelo seu ambiente, interior e exterior. Sempre que há uma mudança em qualquer deles, a pele muda. E nessa altura há que mudar os produtos que usamos para a manter equilibrada.


  
Convém rever, e se necessário corrigir, o regime de cuidados do rosto:


-Nas mudanças de estação, (porque a pele tende a ser mais oleosa no tempo quente e mais seca quando faz frio);




-Se mudar do local onde vive;


  • Na gravidez (porque as alterações hormonais afetam a pele);
  • Na menopausa (mais uma vez, as hormonas vão transformar a pele);
  •  Após uma doença ou um período de muito stresse (porque qualquer destas situações pode deixar a pele fragilizada).

MANCHAS NO ROSTO...O QUE FAZER!?

Os melhores cuidados e produtos contra este problema!



Os raios solares ultravioleta (UV) são a causa principal do aparecimento das manchas castanhas, por isso não admira que elas apareçam nesta altura, depois de termos passado o verão expostas ao sol. E quando o bronzeado se vai, notam-se ainda mais.

Usar um protetor solar (aplicado depois do creme de dia e antes da base) ao longo de todo o ano é indispensável para as prevenir e evitar que escureçam mais.

Mas não basta para as fazer desaparecer, porque há também uma componente hormonal envolvida. Se elas são muito marcadas e numerosas, o ideal é consultar um dermatologista, que pode atenuá-las com produtos de prescrição médica ou tratamentos com laser.

No entanto, atualmente há cosméticos antimanchas bastante eficazes, quevale a pena experimentar. Os resultados começam a notar-se ao fim de dois ou três meses de uso diário.



As minhas  sugestões:

Sérum Even Better Clinical, Clinique,com uma eficácia comparável ao aclarador de referência dos dermatologistas;

Sérum Vinoperfect, Caudalie, com um ativo extraído da seiva dos sarmentos da vinha;

Cell Shock White Total Essence Face & Eyes, Swissline, que pode usar nas manchas junto aos olhos;


Programme Anti-Taches Correction Active, Lierac, um programa de ataque composto por dois passos com ativos aclaradores complementares.





QUE TIPO DE LOIRA É VOÇÊ?!

Amigas e irmãs, capacitem-se: há uma loira em cada uma de nós. Há uma loira na morena mais retinta. Há uma loira em cada ruiva cor de cenoura. E há uma loira, evidentemente, em cada loira. Mas uma loira não é igual a outra loira. Descubra qual é o seu tipo, e recorde as loiras que conhece.



A loira Barbie:


São loiras com a artilharia pesada toda: calças de ganga à pirata com bordados no rabo de preferência a dizerem qualquer coisa tipo 'I'm a princess', botas até ao dito rabo (no inverno) e sandálias de verniz (no verão), e qualquer coisa cor de rosa, de preferência que brilhe. Geralmente existem mais nas telenovelas que na vida real, mas que as há, há. Geralmente são falsas: só as falsas conseguem dedicar-se com tanto afinco a serem loiras, as loiras verdadeiras habituaram-se desde pequeninas e lá pelos 20 anos já não ligam nenhuma ou entraram mesmo em negação.

A loira falsa:


Pode dar em vários tipos de loira, embora geralmente dê na loira Barbie ou na loira tia, porque já que se vai passar três horas no cabeleireiro e gastar balúrdios em nuances, ao mesmo que se fique uma loira a sério. Cresceu com a mãe a lavar-lhe furiosamente o cabelo negro-azeviche com champô de camomila para ver se aclarava, e ele lá ia fazendo o favor de mais ou menos aclarar até que lá pelos 18 anos, o pior aconteceu: o cabelo não ficou nem loiro nem moreno, empancou num tonzinho deslavado de cor-de-burro-quando-foge, que é ainda pior que ser morena. Foi nesse dia que a loira falsa desaguou em lágrimas no cabeleireiro a conseguir pela tinta as promessas que a camomila não cumpriu.

A loira semi-verdadeira:


Não é loira verdadeira, mas já é pintada de loiro há tanto tempo que nem se lembra da verdadeira cor do cabelo. Encontrou o seu verdadeiro 'eu' quando um dia resolveu pintar-se de loira e o mundo tomou de repente, como dizer, uma nova nuance. Até então, os rapazes não lhe ligavam nenhuma, tropeçavam nela quando iam ao bar pedir mais um 'drinque', e quando lhe falavam era sempre para lhe pedirem o telefone da amiga dela (loira). Depois de ela própria se tornar loira, a vida dela mudou. Ela própria mudou.Toda a gente que a conhece há menos de 10 anos (toda a gente, quer dizer, todos os homens, que têm todos uma incompatibilicade genética que os impede de distinguir as loiras verdadeiras das falsas, até porque isos não lhes interessa nada, para eles vai tudo dar ao mesmo) acha que ela é genuinamente loira. Ela própria já acha que é genuinamente loira. Quando passa mais tempo sem ir ao cabeleireiro e o espelho começa a gritar-lhe que ela não só não é genuinamente loira como já nem é genuinamente morena e se arrisca a tornar-se branca em alguns sítios, fica um bocado deprimida, mas não é coisa que não se resolva.

A loira ressabiada:


É loira sim, e então? An? É aquela loira que nunca nos dá os bons dias no elevador, que só dirige a palavra a outras loiras, que olha para as morenas com um ponto de interrogação nos olhos como se dissesse: "Oiça lá, a menina por que é que não vai pôr-se loira?" Anda sempre de trombas para não acharem que ela é loira burra e que dá confiança a qualquer um.

A loira em negação:

É loira mas não assume, o que prova que Deus não existe: foi desperdiçar lourice em alguém que não só não aproveita, como tenta com todas forças fazer com que toda a gente diga que o cabelo dela é 'castanho claro' ou 'cor de mel'. É loira mas tem alma de morena, e só não se pinta porque apesar de estar em negação percebe os benefícios de ser loira: é-se sempre a primeira para quem os rapazes olham, e toda a gente acha que ser loira equivale a ser aristocrata, ter passado todas as férias na Praia das Maçãs, ter um irmão chamado Salvador ou Sebastião, e pelo menos um primo que descende de D. Miguel.

A loira beta:

É a loira dos anúncios de perfume, a loira dos catálogos de roupa de praia, a loira que quando crescer quer ser a Gwyneth Paltrow. Tem sempre aquele ar de quem não lhe custa nada ser mais gira que todo o resto da Humanidade. Anda sempre vestida com calças de ganga, t-shirt branca e rabo de cavalo, mas nós quando andamos vestidas de calças de ganga e t-shirt branca não ficamos assim. Ela tem ar de quem está chique-minimal, nós ficamos com ar de quem vai fazer arrumações em casa. Geralmente, a família é loira até à quinta geração, com umas ramificações a estenderem-se pela Finlândia e pela Suécia, tem mais três irmãs ainda mais loiras do que ela, tirou o curso de marketing & publicidade, e aos 23 anos casa com o primo Lourenço que veio de fazer um mestrado em Economia do Desenvolvimento em Boston. E é louro, claro, para as crianças herdarem os devidos genes.


A loira envergonhada:

Só é loira do pescoço para cima, do pescoço para baixo dedica-se activamente a tentar desprovar o que se passa do pescoço para cima. Veste-se com as calças de ganga que compraram na feira na última vez que o Belenenses ganhou o campeonato e que ela nem nota que já passaram de moda há mais ou menos 10 anos, arrasta os pés quando anda, e quando olham para o espelho ele não lhe grita que ela é uma loira giraça, como às outras loiras, ressona na cara dela.

A loira tia:

Percebeu desde cedo que ser loira era meio caminho andado para singrar nos meios sociais, porque ser loira continua a ser sinónimo de aristocracia. Nem é que todas as loiras sejam aristocratas, mas pelo menos percebem que deviam querer sê-lo. Ser loira em certos meios é um sinal de subserviência, de aceitação da farda. Geralmente acumula com uma carteira Louis Vuitton, e aí fica com o passe completo.

A loira morena:

De repente passa-se e pinta-se de morena. Claro que isto acontece muito pouco na vida real, acontece mais no cinema quando as actrizes precisam de amorenar para qualquer papel e aparecem na cerimónia dos 'Oscares' a acenar e a dizer 'olhem como eu fico bem com este tom de acaju, vejam lá como até tenho coragem de me tornar morena, observem os sacrifícios que faço pela minha arte'. Mas nenhuma destas morenices costuma aquecer o lugar.

A loira executiva:

Utiliza a parte de frieza que há em todas as loiras para reforçar a aura de poder e competência. Ninguém pensa nela como loira burra, aliás ninguém pensa nela como uma verdadeira loira, aliás ninguém pensa nela como mulher, patrão é sempre do sexo masculino mesmo que tenha caracóis a cair pelas costas. Um dia, um grupo de subordinados encontra-a fora de expediente num bar qualquer com um decote até aos calcanhares e acham que estão a ter um delírio colectivo como os chineses que vêm ETs em pontões.

A loira xoninhas:

É a prima que nos toma conta do gato quando vamos de férias e que anda pela casa de pantufas e xaile, sempre cheia de frio. É loira, mas é como se não fosse. A maioria das pessoas nem sequer nota que ela é loira, só quando se vê uma fotografia em que ela aparece com o cabelito ao sol. Anda pela vida quase a pedir desculpa de ser loira, o que a torna quase uma morena em potência.

A loira anjinha:

É a loira infantil que todos os homens querem proteger, e que todas as mulheres querem odiar e não conseguem porque ela é genuinamente simpática. Ao fim de algum tempo, até lhe perdoamos o facto de ela ser loira. Ao fim de algum tempo, até já nem reparamos. Afinal, toda a gente tem as suas fraquezas.

A loira sueca:

É a verdadeira loira, a loira estrangeira, a loira que as câmaras de televisão apanham em primeiro plano na assistência de todos os jogos de ténis, a loira que todas as agências de modelos mandam vir para fazer da portuguesa loira que não há porque as loiras portuguesas não são assim, a loira que aparece em todas as revistas de noivas a fazer de noiva, ao lado de um noivo que é sempre moreno retinto. A concorrência é desleal porque ela não faz absolutamente nada para ser aquilo. Quando nasce, parece que não vem da maternidade, vem directamente dos catálogos já com a moda Primavera-Verão incluída. Na volta há um molde para elas, tal como para a Barbie, são todas perfeitas.

A loura espiritual:

De loira só tem a alma. E chega. Contam-lhe aquela anedota da loira com os fones que dizem 'inspira, expira' e ela pergunta: "O que é que tem?" Geralmente, acaba por se render à evidência e lá pelos 40 começa a fazer nuances.

A loira invisível:

É a que está nas festas de copo na mão ao lado de outra pessoa qualquer, só para enfeitar. Faz um trabalho tão bom a ser perfeita que as pessoas não olham para ela, olham através dela. Acham todos que ela é uma deusa e ela acaba por casar com o único homem que a trata como uma pessoa normal.

A loira gótica:

Passou directamente de uma educação em folhos cor de rosa com o retrato da Lady Di na parede e numa travessa que a tia Emília trouxe de Londres para uma fase urbano-depressiva em que se veste como a Mortícia Adams, toda de preto e com um pin no umbigo. Aos 20 anos já pagou o karma da loirice e quer ser a Pamela Anderson, porque se fartou do preto e descobriu que o rosa e o azul vão bem com o seu tom de pele.

A loira verdadeira:

Está tão habituada a ser loira desde que nasceu que já nem liga. Passou a vida a fazer de Virgem Maria nas festas de natal, ou então de anjo. Não sabe que há mais de metade das mulheres que em pequeninas faziam sempre de pastora ou de aguadeira ou da parte da frente do camelo, mulheres a quem os homens não apitam pelas costas ainda antes de lhe verem a cara. Não sabe o que é apanhar um empregado de bar que não lhe sorria. O sonho dela não é pintar o cabelo de castanho porque uma loira verdadeira não sonha ser igual às outras mulheres, sonha ser diferente, portanto o sonho dela é pintar o cabelo de cor de rosa. Mas quase nunca tem coragem para tanto. Portanto deixa-se andar loura. O que é triste é que as loiras mais famosas do mundo - Marylin Monroe, Jean Harlow, Lana Turner - eram falsas.

A loira normal:

É loira mas ela própria parece nem sequer saber que o é. Não pede desculpa, nem anda de trombas, nem tem uma mala Louis Vuitton, nem se veste à beta, nem quer ser a Marylin quando crescer. É uma pessoa como nós, mas em loiro. É uma loira que conseguiu esse extraordinário feito de ser uma pessoa como as outras: não se sabe se a havemos de admirar ou de ter pena dela.