sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AS PRIMEIRAS RUGAS


Quando começar a cuidar da pele?

Aos 20 anos, a pele está no auge da juventude, ainda firme e macia.


Aos 25 anos, normalmente, a pele já começa a sentir os efeitos de mais de duas décadas a repetir expressões faciais.

Com esta idade, mais do que tratar, o importante é prevenir. Entretanto, é preciso perceber que a idade que a pele aparenta nem sempre corresponde à idade da pessoa.

Vários factores podem transformar uma pele jovem numa pele envelhecida precocemente, entre eles:

sol, tabagismo, stress, alterações hormonais, medicamentos, má alimentação.

 Por isso, até os 25 anos, normalmente, um bom hidratante e filtro solar podem ser suficientes, mas se a pessoa apresenta tendência a manchas, olheiras e outros problemas, os tratamentos específicos com cremes correctores podem ser aplicados mesmo antes dos 25.

É a partir dos 30 anos que se inicia o envelhecimento celular e, consequentemente, o envelhecimento da pele dando então início ao aparecimento das rugas próximas aos olhos. Deve-se continuar a evitar a exposição solar no rosto e a utilizar produtos específicos que ajudem na síntese de colagénio.

  Aos 40, os vincos nos cantos dos lábios já se notam, mas actualmente há no mercado cremes capazes de atenuar estas marcas de maneira eficaz, principalmente se a pele tiver sido tratada desde cedo.

A partir dos 50 anos, muitas marcas já estão formadas ou começam a aparecer definitivamente. A solução é sempre atenuar, uma vez que nenhum método actual consegue eliminar as rugas e marcas a 100%. Querer sentir-se bonita e bem consigo mesma é importante, sem dúvida, e os inúmeros tratamentos hoje disponíveis no mercado aliados à bons cremes cosméticos fazem um bom papel. Entretanto, é preciso perceber que as rugas são normais e naturais, pois fazem parte do processo de amadurecimento, e não se deve sentir-se mal pelo seu aparecimento, pois acontece ou acontecerá a todos.

Rituais obrigatórios para prevenir o envelhecimento na maioria das mulheres, e também homens, as primeiras rugas começam a instalar-se ao redor dos olhos.

Esta região apresenta uma pele extremamente fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos. A função motora dos olhos e das pálpebras, e o movimento constante dos músculos periorbiculares diante da luminosidade e expressão facial, fazem com que a região seja a primeira a ficar com rugas e denunciar a idade. Posteriormente os cantos dos lábios costumam ser afectados.

Por isso, o mais importante é evitar o sol no rosto usando filtro solar acima de SPF 20 e os óculos escuros.

O sol é o principal responsável pela destruição de colagénio e das fibras elásticas da pele que levarão ao envelhecimento no futuro. Remover a maquilhagem também é fundamental, dormir uma noite sem retirá-la corresponde a três dias de envelhecimento da pele.

Beber água é, igualmente, muito benéfico, pois purifica o organismo e hidrata a pele de dentro para fora. O ideal é consumir cerca de dois litros por dia. A hidratação do rosto uma vez ao dia, é, certamente, um ritual obrigatório. É importante que se saiba escolher o produto certo para cada tipo de pele e dar preferência aos que apresentam as fórmulas mais naturais possíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário