sábado, 25 de fevereiro de 2012

SAÚDE NA BOCA ...TODA A LIMPEZA É POUCA!!!

Um sorriso aberto é meio caminho andado para nos sentirmos bem connosco e com os outros. Mas, para isso, é preciso que por trás do sorriso haja uma boca saudável, da qual se liberte um hálito fresco, o que só se consegue mantendo uma boa higiene oral, os dentes livres de cáries e as gengivas sãs.
O primeiro dos cuidados é a escovagem dos dentes. No mínimo duas vezes por dia ,de manhã e ao deitar, mas idealmente após cada refeição, para evitar que os resíduos dos alimentos permaneçam entre os dentes. É que é a acumulação destes resíduos que dá origem à placa bacteriana, a camada que vai destruindo a estrutura dentária.
                                                         
A escovagem deve abranger todas as superfícies dos dentes (a parte de fora mas a de dentro também) escovando sem vigor excessivo, para não agredir as gengivas nem danificar a superfície dos dentes (esmalte), e sem esquecer a língua, o céu-da-boca e a face interior das bochechas.
Mas como a escova não chega a todo o lado, é preciso complementar a sua acção com o  fio dentário é entre os dentes e na linha que fazem com as gengivas que se escondem os restos dos alimentos que, se ficarem esquecidos, vão formar a inconveniente placa. Como complemento é recomendado o uso regular de um elixir com flúor que contribui para o fortalecimento e protecção dos dentes e para uma boca mais limpa e mais fresca.
Como exemplo disso, recomenda-se Listerine


Há vários sabores mas o de menta é o mais comum. E porque havia quem se queixasse do aparecimento de manchas nos dentes após o uso do elixir (eu sou uma dessas pessoas), Listerine veio prevenir este efeito secundário através de Listerine Stay White que possui uma formula avançada que permite combater a placa bacteriana, deixar a boca com um hálito fresco, ao passo que mantém os dentes mais brancos!


Agora já não há desculpa para não usar este método de limpeza profunda da boca, e eu fiquei convencida disso!
Lembra-te que não é suficiente para a tua saúde oral escovar os dentes, pois estes representam apenas 25% da área da boca, pelo que os restantes 75% beneficiam de uma limpeza limitada, permitindo às bactérias que sobrevivam à escovagem, recolonizar as restantes superfícies, nomeadamente a zona debaixo da língua, as bochechas e as gengivas. Pelo que apenas uma fórmula líquida é capaz de limpar a 100% a cavidade oral.
É por isso que os especialistas em medicina dentária e higiene oral estabelecem 3 passos fundamentais para uma boca saudável e cuidada:

1) escovagem pelo menos 2 vezes ao dia durante 2 minutos;




2) uso de fio dentário 1 vez ao dia;




3) bochecho com um elixir 2 vezes ao dia durante 30 segundos.


Relativamente à escovagem, é importante ter uma boa escovapasta de dentes. É preciso ter em conta também se os teus dentes apresentam uma maior sensibilidade e predisposição ao aparecimento de tártaro, pois nesse caso o médico recomenda o uso de uma pasta de dentes especial para dentes e gengivas sensíveis. Como exemplo disso, tens a pasta de dentes Sensodyine, especializada neste tipo de dentes.

É verdade que o sabor deste género de pastas de dentes não é o melhor mas é indicado caso tenhas uma sensibilidade acrescida nos dentes pois notarás logo a diferença após começares a usar, pelo que vale a pena se não queres continuar a sofrer sempre que comes algo quente ou frio!


Outra pasta para dentes sensíveis mas também para gengivas que costumam sangrar é a Elgydium.

Mas deverão haver mais marcas, cada uma com as suas características, basta ires a uma farmácia perguntar.

E qual a escova de dentes mais indicada?

A escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos, além de não machucar as gengivas e tecidos adjacentes que são delicados.

As escovas com cabeças pequenas também são mais adequadas, pois alcançam melhor todas as regiões da boca.

A escova eléctrica pode ser boa para pessoas que têm menor destreza manual.

Quem usa aparelhos ou próteses pode optar por modelos de escova interdental, para limpar áreas específicas, e entre os dentes e os dispositivos do aparelho. Também é importante saberes que se deve trocar a escova de dentes a cada três meses ou quando perceberes que ela começa a ficar desgastada, e que é preciso lavar a escova após cada uso e guardar num lugar limpo e arejado, dentro de uma capa protectora. Ultimamente têm sido introduzidas no mercado variadas escovas de dentes que possuem também capa, pelo que não deves ter grande dificuldade em arranjar uma.

Por último, uma boa alimentação também ajuda! Por isso é de evitar o consumo em demasia de alimentos tais como chocolates, bolachas, bebidas adoçadas, etc. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, a dieta alimentar deve ser balanceada, reduzindo os alimentos compostos por açucares entre as refeições. Pelo contrário, aconselha-se o consumo de verduras, legumes e frutas que estimulam a mastigação.
E sabias que a água também ajuda a prevenir a cárie? Pois é verdade, a água possui flúor, que irá fortalecer os dentes, deixando-os menos susceptíveis à cárie.

E para complementar esta dica, caso queiras aprender como se devem escovar correctamente os dentes, aqui fica esta imagem que explica bastante bem a técnica.


                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário