Entre os alimentos há uma espécie muito rara. Podemos chamá-los de super-heróis, pois detêm nutrientes que permitem batalhar contra os efeitos da idade.
A escolha acertada dos alimentos incluídos na nossa dieta é essencial para nos mantermos jovens, porque nem todos são iguais. Aqueles que gozam de capacidades ‘especiais’ para travar o processo de envelhecimento são ricos em antioxidantes, nutrientes que ajudam a manter a qualidade das células do nosso corpo e as suas capacidades regenerativas, o que é essencial na prevenção de doenças como o cancro, ou as complicações do foro cardiovascular. São variados os alimentos que podem ajudar a essa auto-regeneração das células: falamos dos que possuem elevada concentração de ácidos gordos ómega 3, vitaminas A, B6, B12, C e E, selénio e ácido fólico.
Atenção: Estas indicações são para ser seguidas durante toda a vida. Se não for persistente e as colocar em prática apenas nos momentos em que tem rebates de consciência, para depois regressar aos velhos maus hábitos, não funciona!
Legumes verdes e frutas:
Parece que estamos sempre a bater na mesma tecla? Pois é, mas contra factos não há argumentos: se todos nós incluíssemos cinco porções de frutas e legumes na nossa alimentação diária, quer fazer uma aposta que seriam muito menos os ataques cardíacos no nosso país? Isto sem falar de cancro e diabetes. Os legumes possuem grandes quantidades de vitamina C e do grupo B, fibras insolúveis, betacaroteno e minerais, além de serem baixos em calorias.
Peixe:
O peixe é uma fonte abundante de ácidos gordos ómega 3, vitaminas D e B12, ferro e outros minerais. Destaque para o salmão, que ajuda a regularizar o seu nível de colesterol no controlo da pressão arterial e reduz o risco de desenvolvimento de doenças do coração e aterosclerose. Coma peixe pelo menos quatro vezes por semana.
Nozes:
Deliciosas e ainda por cima a transbordar de ácidos gordos ómega 3, poderoso antioxidante, ácido fólico, vitamina E e B, magnésio (e com a vantagem de não corrermos o risco de estarem contaminadas com mercúrio, o que pode ocorrer no caso do peixe), as nozes são um poderoso aliado. O que tem a fazer? Comer todos os dias uma dúzia de nozes e, assim, satisfazer as suas necessidades diárias de ácidos gordos ómega 3.
Leguminosas:
Proteínas e antioxidantes: isso é o que encontra no feijão, grão, ervilhas, soja, fava e lentilhas. Ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, agindo como antioxidantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário