sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIETAS PARA DESINTOXICAR O ORGANISMO

Fique a par das melhores dietas, massagens, chás e sumos de frutas para libertar o corpo e a mente das toxinas acumuladas e recuperar a boa forma.




Onde estão as toxinas? Quer uma resposta sincera? Em todo o lado!


Apesar de serem diretamente proporcionais aos nossos excessos e erros alimentares, é impossível escapar-lhes. Encontram-se nos alimentos que ingerimos, no ar que respiramos, nas bebidas alcoólicas, no café e na água que bebemos, nos medicamentos que tomamos.
O que acontece é que, com o passar dos anos, os rins e o fígado começam a funcionar cada vez pior, os líquidos ficam retidos nos tecidos e a pele mostra-se baça e sem brilho, dado que o organismo não elimina as toxinas ao mesmo ritmo que as consome.

As dietas de desintoxicação, que visam restabelecer a capacidade do organismo eliminar tudo o que não interessa.
Quando fazer: O melhor momento é o final da Primavera, início do Verão, quando há mais frutas e vegetais frescos disponíveis. E como o tempo está mais quente, o nosso apetite apresentar tendência para diminuir. Por outro lado,  deve-se  optar por um momento em que se encontre em boas condições de saúde e sem níveis de stress aumentados.
Tipo de dieta: Acima de mais, as dietas ou curas de desintoxicação têm como objectivo eliminar as substâncias prejudiciais que se acumulam no nosso organismo e promover a renovação celular dos tecidos do corpo e não tanto perder peso. Implicam, por norma, um acréscimo da ingestão de líquidos e uma selecção diferenciada dos alimentos de acordo com as suas características mais ou menos depurativas.


Alimentos a privilegiar: Como grande parte dos nutrientes alimentares se perde durante a sua preparação, comer alimentos próximos do seu estado natural é essencial em qualquer plano de desintoxicação.Por isso, dê preferência a frutas, legumes frescos e crus, lentilhas, leguminosas e arroz integral.


Hábitos a evitar: Não fume, não beba álcool, evite tomar medicamentos ou ingerir qualquer bebida com cafeína.


Efeitos secundários: Cansaço, dores de cabeça ou musculares, bem como alterações de humor, são normais durante os primeiros dias.


Cuidados a ter: Deve certificar-se que se encontra em condições de saúde que lhe permitam envolver-se nesta restrição alimentar; deve confirmar que os alimentos que ingere são, pelo menos, minimamente equilibrados e, possivelmente, um complemente vitamínico e mineral poderia ser uma boa opção. O alerta também para que, depois da dieta, os alimentos mais calóricos sejam introduzidos gradualmente.

Dois planos para pôr em prática:

Neste momento, chegou por certo à conclusão que tudo isto é muito bonito, mas, no dia-a-dia, como é que pode colocar estes princípios em prática? Para ajudá-la, deixamos-lhe aqui dois planos de 'limpeza' do organismo, fáceis de executar.


Uma semana de limpeza

1ª dia: Só água (a que pode adicionar umas gotas de limão), sumos de fruta e vegetais; chás sem açúcar, de ervas ou especiarias; caldo à base de vegetais frescos
2ª dia: Líquidos e fruta: maças, ananás, manga, uvas e melancias, de preferência biológicos.
3º dia: Inclua vegetais crus: funchos, agrião, folhas de dente de leão e salsa.
4ª dia: Adicione vegetais cozidos e arroz integral. Dê preferência ao alho-porro, cebola e alho; alcachofra e beterraba.
5º dia: Inclua feijão, lentilhas, frutos secos e sementes;
6º dia: Pode juntar alimentos cereais e iogurtes com bifidus activos à dieta.
7ª dia: Já pode comer peixe.


Tire uns alimentos, aumente outros


Nish Joshi, guro alimentar das estrelas de Hollywood, como Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett, propõe um plano de 'desintoxicação holística' (exposto no seu livro 'Dr. Joshi's Holistic Detox: 21 Days to a Healthier, Slimmer You For Life'), inspirado na medicina ayurvédica, e que se baseia na ideia que se devem retirar das refeições, durante três semanas, os alimentos com um ph ácido. Desta forma, melhora-se o funcionamento dos rins e do fígado.
De acordo com esta dieta, não deve comer durante este período alimentos ácidos, como carnes vermelhas, leite de vaca e derivados, frutas (com exceção da banana), farinha branca e glúten, álcool, frutas secos (menos nozes e amêndoas), batata, tomate, presunto, café, chás que não sejam de ervas e sem açúcar, chocolates, doces e produtos industrializados em geral (ketchup, maionese, mostarda...). Pode comer carne de aves, peixe, arroz integral, iogurte natural, vegetais de cor ver-de escuro, ovos, legumes, pão e cereais integrais, mel, azeite, lentilhas, soja e tofu.



Sem comentários:

Enviar um comentário