domingo, 20 de maio de 2012

OLHEIRAS, CAUSAS E TRATAMENTOS

Olheiras, causas e tratamentosAs olheiras são um problema extremamente comum. Aliás, após a acne, este é o problema de pele que as pessoas mais procuram resolver. Mas é preciso ter noção de que existem diversos tipos de causas para as olheiras e que a nossa perspetiva da gravidade da nossa própria situação é normalmente aumentada face à realidade. Geralmente temos mais tendência a analisar os nossos defeitos do que os dos outros.

As causas das olherias:

Antes de procurar um tratamento é preciso saber o motivo para se estar com olheiras. Sabia que certas etnias têm mais tendência a ter olheiras? Já alguma vez reparou se os seus familiares sofrem do mesmo problema? Pode também ser genético, visto que essa é uma das causas das olheiras. Ou foi simplesmente devido a uma noite mal passada? Ou ao acumular de cansaço de vários dias? Outras causas comuns são o tabaco, o excesso de bebidas alcoólicas e até o período menstrual. Nota alguma relação entre as alturas que tem olheiras e estas situações?
Saber as respostas a estas perguntas ajudá-lo-á a saber qual o tratamento que deve seguir.


Tratamentos para as olheiras:

Os casos mais complicados de resolver são aqueles que têm origem genética. Afinal, está no seu ADN uma tendência para ter olheiras, o que não pode ser resolvido com noites de sono. O seu tipo de pele também pode aumentar a perceção que tem do efeito das olheiras. Nestes casos mais complicados há pouco que possa fazer por sua conta e risco. Certamente que o melhor é mesmo consultar um médico e ouvir a sua opinião.

Poderá aconselhá-lo a aplicar um creme próprio para a redução das olheiras, o qual normalmente atua de forma a melhorar a circulação sanguínea na zona. Mas para os casos mais complicados pode ainda ser aplicado um tratamento a laser na área das olheiras. Esses normalmente necessitam de 4 a 5 sessões e precisam ser feitos por profissionais qualificados para evitar danos nos olhos.


Para os casos mais simples, como as olheiras causadas por noites mal dormidas ou uma noitada com alguns excessos há algumas coisas que se podem fazer em casa. Uma das mais conhecidas é recorrer às famosas rodelas de pepino que se colocam em cima dos olhos para melhorar a circulação visto este ser um bom descongestionante e calmante. Além disso, deverá tirar tempo para descansar mais e também relaxar. Aplique um bom creme, talvez protetor solar, para proteger a pele em volta dos seus olhos.

Por fim, se se tratar de uma situação pontual, simplesmente aplique um pouco de corretor e não se preocupe muito com a situação, afinal, preocupação gera cansaço e cansaço gera olheiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário