quinta-feira, 24 de maio de 2012

LANCHES SAUDÁVEIS

Uma das melhores escolhas para as pequenas refeições diárias é o queijo. Este alimento é rico em proteína, nutriente essencial ao crescimento e à renovação do organismo, em cálcio e vitaminas A e B.



Os lacticínios, incluindo o queijo, são parte do dia-a-dia das crianças após o seu primeiro aniversário, sendo considerada como ideal a inclusão de duas a três porções por dia. Mas estas porções são de tamanhos diferentes conforme o alimento: 2,5 dl de leite ou 200g de iogurte; 2 fatias de queijo flamengo ou 2 triângulos de queijo.

Para um lanche nutritivo e muito saboroso junte um triângulo de queijo a uma peça de fruta. Assim, alia os benefícios do queijo com a vitamina C da fruta, a sua fibra e açúcares naturais, tornando um lanche rápido, delicioso e prático, num momento nutricional e muito importante para a criança.

Comer bem à chegada a casa, depois de uma tarde inteira sem comer não é solução. Nem almoçar bem depois de uma manhã sem comer. Uma das vantagens do teor elevado de proteína no queijo é a sua capacidade de saciar por mais tempo.

Uma alimentação saudável deve ser completa e variada em todas as refeições ao longo do dia. A distribuição dos alimentos pelas várias refeições tem como objetivo assegurar que a criança tenha energia suficiente nas horas seguintes para brincar e aprender a matéria escolar. Pode parecer muito, mas na realidade o cérebro não tem reservas energéticas, e quando se acaba a energia da refeição anterior, ele vai sofrer com a baixa de açúcar no sangue.

Um lanche saudável deve ter, à semelhança do pequeno-almoço, um lacticínio (leite, iogurte, queijo), uma peça de fruta, alimentos ricos em hidratos carbono (pão, flocos de cereais, tostas integrais) e, claro, água!




Sem comentários:

Enviar um comentário