domingo, 20 de maio de 2012

TERAPIA DA COR

Qual é a sua cor favorita? O tom que escolher pode desvendar um pouco da sua personalidade e até influenciar a sua disposição.


As cores que nos rodeiam, e como elas podem influenciar o nosso humor? Não é à toa, por exemplo, que os restaurantes de fast food têm como cores principais de decoração o vermelho, o amarelo ou laranja. Afinal, o objectivo é que haja movimento rápido, e estas cores fortes esta rapidez. Também não é por acaso que nos relaxamos na presença de tons rosa, e os verdes ajudam-nos a concentrar.

Azul
É uma pessoa serena e gosta de paz e calmaria. A parte negativa da sua personalidade pode ser a tendência para a solidão e um pouco de melancolia. As crianças gostam desta cor porque lhes dá segurança.
Se gosta mais dos tons turquesa é um pouco mais sociável e tem tendência para sentir empatia com os que a rodeiam, é alguém que é muito procurada por amigos para desabafar. Geralmente é o ombro amigo dos que estão um pouco na mó de baixo.
Muito introspectiva, consciente, sensível, com um auto-controlo extraordinário que só em casos extremos perde e ai sim pode ser dramático, diz o que deve e não deve dizer. São muito fiéis, guerreiras dos seus ideais, cautelosas, não gostam de arriscar muito, a não ser nos seus ideais, por vezes utópicos, e desconfiam de comportamentos que dêem nas vistas. Não se deixam conquistar no primeiro encontro, mas deixam-se encantar, só que como são um pouco desconfiadas, só baixam as barreiras quando se surpreender por alguém.
Verde
Adoraria ter uma casa no campo onde pudesse respirar ar puro, estar ao ar livre. É alguém que preza os espaços amplos e serenos, o silêncio e os sons da natureza. Você é uma pessoa generosa e numa relação amorosa é aquela que mais dá sem exigir nada em troca. Os seus amigos acham-na um pouco distraída, porque de vez em quando parece estar no mundo da lua. Se verde é uma cor que evita a todo o custo então é porque há um assunto emocional que não quer pensar porque é doloroso para si mas que ainda não está encerrado.
É a cor da harmonia e do equilíbrio e simboliza a esperança. São pessoas muito francas abertas, com um grande sentido de bem comum, defensoras dos direitos. Um pouco ingénuas, podem ser controladas pelos outros facilmente. São muito civilizadas e com uma reputação de serem idóneas.
Amarelo
Enérgica, optimista e cheia de confiança, são alguns dos adjectivos que melhor a qualificam. Se a sua cor favorita é esta então você está aberta a novas ideias, a abrir os seus horizontes, está sempre à procura de novos conhecimentos. A influência mais negativa do amarelo pode fazer-se sentir nos momentos de maior ansiedade e confusão.
Está sempre à procura de novidades de coisas novas. Adora viajar tem uma mente muito aberta. Boa cabeça para os negócios ou para áreas que exijam muito da sua astúcia e inteligência. Às vezes são um pouco convencidos e isso pode afastar os outros que a vêem como alguém que só gosta de si e de mais ninguém, vaidosos. Como modéstia não é consigo, tenha cuidado para não afastar as pessoas. Responsabilizar-se também não é o seu forte, prefere arriscar mas não pensa muito nas consequências, considera-se uma livre pensadora.
Vermelho
Corajosa, temperamental, impulsiva e uma apaixonada. É um tom forte e dramático, cheio de energia o que também significa que é uma pessoa que preza muito os valores materiais, o que pode dar alguma inconstância à sua vida. O lado menos positivo é o facto de tender para a agressividade e ser um pouco vingativa. É ambiciosa e isso, se não for bem pensado, pode levá-la a ser muito agressiva e pouco sensível com as outras pessoas. As pessoas que gostam de vermelho são optimistas e detestam a monotonia. Adoram desportos radicais e de sentir adrenalina. Como são muito impulsivas também podem ser demasiado rápidas a acusar os outros sem ter provas e isso pode levantar problemas. Antes de acusar alguém, procure saber se ela é mesmo a culpada. Basta para tal controlar o seu temperamento impulsivo e saber ouvir os outros até ao fim. Se é uma pessoa calma, a sua preferência pelo vermelho tem origem na sua necessidade de afectividade.
Rosa
Muito intuitiva, simpática e calorosa, é uma pessoa que adora estar apaixonada (não é a paixão assolapada como a do vermelho, é um afecto mais calmo e maduro), no entanto há pessoas no seu passado que ainda a fazem sentir-se um pouco receosa no início das suas relações. As mulheres que preferem o rosa têm um instinto maternal muito desenvolvido. O grande objectivo nas suas vidas é casar e ter filhos, a família está sempre em primeiro lugar, a carreira está relegada para segundo plano, sem deixar de ser importante, mas se tiverem de optar não têm dúvidas.
Laranja
Solidão não é consigo, gosta muito estar rodeada de pessoas o dia inteiro. Como é muito sociável, adora festas e goza a vida no momento. Não pensa muito no dia de amanhã. Tem tendência para dramatizar um pouco para que os que a rodeiam lhe dêem mais atenção, aliás, você gosta mesmo é de ser o centro das atenções. É muitas vezes a alma da festa, a mais divertida e com imaginação para não deixar cair no desalento a disposição dos convivas. Não podem é contar consigo para desabafos, não é que não tenha paciência, mas minimiza os problemas porque o seu espírito positivo não gosta de perder tempo com problemas ou coisas tristes. O seu lema é a vida são dois dias e o Carnaval três.
Branco
É o símbolo da pureza e inocência. Para si, quanto mais simples melhor: uma vida simples, decoração simples, guarda-roupa básico e simples e funcional. Nada de complicações e da moda só adapta aquilo que pode ser usado vezes sem conta sem ser considerado antiquado. Ou seja gosta do que é básico e eterno, sem complicações ou floreados. Ter como preferência o branco pode também ser indicativo da sua tendência para a perfeição e para o idealismo. Tente manter os pés na terra.
Preto
Pode parecer que, à primeira vista, uma pessoa fria. Mas no fundo o que mais detesta é ser o centro das atenções. Digna de confiança, com valores muito elevados, é uma pessoa que por ser muito discreta dá um certo ar de mistério que pode atiçar a curiosidade dos que a rodeiam. Ao preferir esta cor, isso evidencia a sua vontade em 'apagar' os seus desejos, e uma vida interior muito rica. O que você gosta mesmo é de estar em casa, metida no meio dos papéis e livros. Gosta da complexidade do ser humano, dos seus mundos escondidos, dos seus medos. Devia sair mais já que a vida ao ar livre não é o seu forte. Prefere estar em bibliotecas a pesquisar a vida de mortos ilustres que estar numa esplanada a ouvir os seus amigos. Estes sabem que não podem contar consigo para festas, mas para jantares mais íntimos com discussões mais filosóficas.

Melhore a sua disposição:
Conheça os princípios básicos da cromoterapia e melhore o seu humor.

Vermelho - É bom para fortalecer a energia física e estimular a actividade mental.
Use-a no hall de entrada já que é um tom com boas vibrações a quem entra em casa. Vista roupa desta cor quando se sentir em baixa e cansada, sempre a espevita um pouco.


Laranja - É ideal para se sentir mais sociável e minorar a solidão. No trabalho, não deixe de ter alguns apontamentos nesta cor para lhe dar algum optimismo quando se sentir mais desanimada, desiludida.


Amarelo - Estimula a criatividade e sentimo-nos mais confiantes. Se tiver uma reunião importante, um teste ou exame aos seus conhecimentos, use um pouco de amarelo para explorar ao máximo as suas capacidades.


Verde - Acalma, ajuda a meditação, apazigua os sentimentos de frustração e ira.
Na sala de estar ajuda a criar um ambiente de tranquilidade. Se acordar de manhã muito irritadiça vista uma peça de roupa verde ou então ponha um acessório neste tom para a acalmar.


Sem comentários:

Enviar um comentário