sexta-feira, 23 de março de 2012

COMO PARECER 10 ANOS MAIS NOVA...

Como parecer 10 anos mais nova sem cirurgia

É possível rejuvenescer sem liftings nem injecções. Se procura soluções simples, rápidas e soft, continue a ler.


Há imensas coisas que se podem fazer para reduzir a idade que se aparenta até ao nível da idade que se sente - que é sempre pelo menos dez anos a menos, segundo os estudos. E algumas são tão simples que não se acredita: mas funcionam mesmo.

Corte uma franja....
Não muito curta, o ideal é a bater entre a linha das sobrancelhas e as pestanas superiores, um pouco como se tivesse sido cortada há um mês.

Use-a para a frente ou penteada para o lado. Além de dar um ar juvenil ao rosto, esconde as rugas da testa. Evite no entanto as franjas direitas muito certinhas, estilo vintage-anos-20, que endurecem os traços.

Se o seu cabelo é muito ondulado ou encaracolado, e a ideia de ver a franja a enrolar-se pela testa acima é intolerável, faça risco ao lado, escadeie ligeiramente da altura da orelha para baixo e deixe que o ondulado natural cubra um pouco o lado da testa para suavizar os traços.


Branqueie os dentes....
Eles também envelhecem, só que em vez de enrugarem e perderem firmeza, como acontece com a pele, vão ficando mais escuros e amarelentos: sobretudo nas fumadoras e grandes consumidoras de chá ou café. O ideal é fazer um branqueamento profissional no dentista e depois manter com um dentífrico branqueador.


Use um perfume fresco frutado...
Vai sentir-se imediatamente mais leve, o que lhe dará um andar mais energético, ou seja, mais jovem. Experimente as novas fragrâncias que vão saindo.


Dê corda aos sapatos...
Caminhe como se estivesse a ir ao encontro do homem da sua vida. Andar a arrastar os pés como uma condenada põe-lhe pelo menos dez anos em cima.

Despenteie-se...
O cabelo certinho envelhece. Quer o arranje em casa ou no cabeleireiro, passe--lhe ligeiramente os dedos em cima e dos lados quando terminar, ou dê-lhe uma reviravolta com um sopro do secador. Se costuma usar rabo-de-cavalo ou o cabelo apanhado de alguma forma, solte duas ou três madeixas à volta do rosto.

Mantenha-se hidratada...
Tanto por fora (uma pele bem hidratada é mais polposa e tem uma textura mais uniforme) como por dentro (a água é fundamental para manter o organismo a funcionar a um ritmo jovem).

Faça umas nuances mais claras...
Uma coisa subtil, apenas um tom mais claro do que o seu cabelo, como se tivesse passado um mês na praia. O rosto ganha imediatamente mais luz. Mas fuja das madeixas louro-esbranquiçado: o resultado é artificial e 'pintado' (o que envelhece) e com o tempo as madeixas vão oxidando e começando a parecer-se perigosamente com cabelos... brancos!


Aplique extensões...
Elas não servem só para aumentar o comprimento do cabelo, são ideais também para lhe devolver o volume e a densidade da juventude. Duas dezenas de extensões bem localizadas podem bastar para fazer toda a diferença.


Mexa-se...
Um corpo trabalhado por exercício físico, seja com body pump, ioga ou qualquer outra modalidade, é mais flexível e mais forte, logo move-se com mais energia e de uma maneira mais jovem. Além disso, o exercício melhora a circulação sanguínea, e quando o sangue circula melhor a pele, ganha um tom mais rosadinho e juvenil. Veja as novas alternativas ao fitness clássico no artigo mais à frente sobre wellness.

Corte as unhas...
Unhas muito compridas dão um ar de 'senhora crescida'... e mais velha. Corte--as pelo topo dos dedos (de modo a que não as veja quando olha para a palma da sua mão) ou apenas ligeiramente mais compridas se tem os dedos curtos e quer alongá-los. E dê-lhes uma forma natural, nem muito ovalada nem muito quadrada.

Uma palavra sobre as unhas de gel: têm de ser o mais fininhas possível. Porquê? Porque as unhas engrossam ao envelhecer, logo uma unha grossa passa uma imagem envelhecida.

Evite também as unhas de gel muito coloridas e enfeitadas: não há nada que envelheça mais do que tentar parecer uma eterna adolescente.


Disfarce os poros...
Eles não são exclusivo das peles jovens oleosas. A falta de elastina, responsável pela perda de firmeza da pele, também distende os poros, tornando-os mais abertos e aparentes, o que dá à pele um ar envelhecido, mesmo que tenha poucas rugas.

 O tamanho dos poros não pode ser reduzido, a não ser temporariamente com um produto adstringente ou uma esfoliação. Mas pode torná-los invisíveis durante horas, com um bálsamo à base de silicone.


Use verniz colorido...
É uma boa forma de actualizar o look, desviar a atenção de eventuais manchas e disfarçar a textura das unhas estriadas. Mas evite os vermelhos muito escuros e bordeaux, que 'pesam' e envelhecem as mãos. Experimente o vermelho-tomate, o laranja e o bege-'taupe'. E deixe para os pés o verde e azul-turquesa, que se usam tanto este Verão.

Atenção às sobrancelhas....
Evite os extremos, que endurecem (e portanto envelhecem) o rosto, como sobrancelhas demasiado finas ou muito escuras. Se começam a ficar ralas, preen-cha-as com sombra do mesmo tom. Não as desenhe com lápis, que é uma coisa do século passado. E não caia na tentação de as tatuar: os pigmentos usados na chamada 'maquilhagem definitiva' vão-se modificando com o tempo e de repente pode dar por si com sobrancelhas avermelhadas ou alaranjadas...

Não use tudo a condizer....
Uma coisa é um visual tom sobre tom, que está no auge da moda esta estação (maquilhagem toda em tons de coral, por exemplo, da sombra ao batom, passando pelo blush). Outra coisa, a evitar, é o verniz a condizer com a carteira ou o batom a condizer com o verniz. Tal como na roupa, uma nota dissonante dá uma imagem menos 'senhoril'.

Não corte o cabelo...
Ou, melhor, não sinta que tem de o cortar. A ideia de que é preciso adoptar cortes curtos a partir dos 40 anos está completamente ultrapassada (veja a Madonna, a Julia Roberts, a Demi Moore, até a Meryl Streep...). O cabelo comprido é jovem e sexy, só tem de ter um bom corte, actual e com movimento. Não o desbaste nem escadeie demais para não perder massa capilar: já basta o afinar natural dos cabelos que vem com a idade. Mas um leve escadeado dos lados do rosto, entre as orelhas e os ombros, ajuda a disfarçar um pescoço e um oval do rosto que já conheceram melhores dias. Se o cabelo tem jeitos naturais, faça um corte que os aproveite e os realce (inspire-se nos novos cortes e penteados que lhe mostramos mais à frente).

Levante o queixo....
E mantenha-o paralelo ao chão. É uma 'lipo' instantânea para eliminar (ou pelo menos reduzir muito) o duplo queixo e alguma falta de firmeza no pescoço.
Endireite as costas...
Sim, as adolescentes andam todas meio encurvadas e não é por isso que parecem mais velhas. Mas como a vida nem sempre é justa, se adoptar a mesma pose a partir de uma certa idade (que pode ser logo por volta dos 30), vai parecer uma velhinha. Para ficar direita de uma forma natural, encolha a barriga, aperte os glúteos e imagine um fio que passa pelo centro do seu corpo e sai pelo alto da cabeça, puxando-a para cima. Este truque tem uma vantagem adicional: deixa-a instantaneamente cinco centímetros mais alta e uns três quilos mais magra.

Sem comentários:

Enviar um comentário