sábado, 10 de março de 2012

SOS.... PROBLEMAS ESTÉTICOS...

Guia SOS para problemas estéticos de

 

emergênciaGuia SOS para problemas estéticos de emergência

As soluções indicadas pelos especialistas....


Já todas fomos vítimas de desastres de beleza embaraçosos que, num momento ou noutro, nos deixaram à beira de um ataque de nervos.

Lábios ressequidos, pele irritada e cabelo danificado... Como ultrapassar situações destas com alguma dignidade?

Para que não volte a passar pelo mesmo, desvendamos-lhe os segredos mais bem guardados dos dermatologistas:

«Depilei-me na zona do biquíni e fiquei com umas borbulhas avermelhadas nada atraentes»

Não é estranho notar uns pontinhos avermelhados no momento ou nos dias que se seguem à depilação. Como o pelo é arrancado desde o folículo, pode reagir com rubor ou irritação.As borbulhas que surgem após a depilação correspondem a uma pequena inflamação do ostium folicular, que é o ponto de saída do pelo na pele.
Normalmente, é uma situação transitória e passa sem ser necessário fazer nada. Pode aplicar-se um creme calmante com aloé vera ou apenas um hidratante e esperar. Se o problema for muito exuberante, a solução pode passar pela depilação a laser. Para além disso, é essencial fazer uma esfoliação antes de se depilar.

«Os meus lábios estão sempre secos e gretados, e por muita quantidade de bálsamo labial que use, não consigo aliviá-los»

Os lábios secos são, tal como a pele seca, uma característica da pessoa. Por vezes podem corresponder a uma pele atópica, ou seja, com tendência para formar eczemas. Deve escolher um batom bem hidratante e aplicá-lo várias vezes ao dia. Não deve lamber os lábios porque isso agrava a secura. Evitar ambientes secos ou climas agressivos também é importante.
Para além disso, pelo menos uma vez a cada três ou quatro semanas há que eliminar as células mortas que se acumulam na camada superior com um esfoliante suave e aplicar depois toda a hidratação de que precisa. Adicionalmente, tente beber a quantidade de água recomendada pelos especialistas (entre 1,5 e 2 litros) para hidratar de dentro para fora.

«Depois de fazer uma esfoliação às pernas, fui à praia e apanhei sol. Agora a minha pele está horrivelmente irritada»

De acordo com a dermatologista,a esfoliação torna a pele mais fina e, como tal, mais sensível ao sol. Logo após a esfoliação e durante os dias seguintes, é importante evitar a exposição solar a todo o custo. A nova pele que está a emergir à superfície é extremamente vulnerável.
Não se deve expor ao sol sem protetor solar. O protetor solar é obrigatório sempre e ainda mais quando a pele está sensível. Use um protetor com FPS superior a 30 nas zonas onde se tiver queimado se se expuser ao sol, mesmo que se trate de sol de inverno.
Use um hidratante forte nas 24 horas seguintes e evite produtos com alfa-hidroxiácidos ou beta-hidroxiácidos. Use produtos com chá verde, rico no antioxidante EGCG, conhecido pelo seu poder anti-inflamatório e redutor dos danos que a radiação UV provoca. Os antioxidantes à base de vitamina C também ajudam a paliar o mal-estar e a irritação.

«Usei peróxido de benzoílo para melhorar a acne e agora a minha pele está avermelhada e seca»

O peróxido de benzoílo é muito eficaz no tratamento da acne mas irrita a pele e pode causar fotossensibilidade, ou seja, mais sensibilidade ao sol e à secura.
Os conselhos passam pelo diálogo com o dermatologista para o caso de ser necessário reajustar a terapêutica, e pela utilização de filtro solar. Trate a sua pele com cremes hipoalergénicos e use produtos com ácido hialurónico. Ajudam a suavizar a pele e permitem que as células mortas sejam removidas mais rapidamente, acelerando a cura.
Aplique um bom creme hidratante, especialmente nas zonas afetadas, tantas vezes por dia quanto julgar oportuno. Escolha uma fórmula oil free para não obstruir os poros.

«Espremi uma borbulha e agora está com muito pior aspeto, inchada e vermelha!»

Espremer uma borbulha é o pior que se pode fazer. Não só potencia infeções como aumenta o aparecimento de cicatrizes e abranda o processo de cura.
As borbulhas não se devem espremer. Com a asneira já feita, deve aplicar um creme antibiótico e esperar que a inflamação passe. Ao espremer a borbulha espalhou o sebo na derme, causando um processo inflamatório à sua volta, que também aumenta o risco de cicatriz.
Use um tratamento específico para as borbulhas durante a noite e, se for possível, deixe-o atuar durante o dia. Escolha uma fórmula com proteção solar para evitar a pigmentação. Também pode cobrir o contorno da borbulha com um creme que contenha cortisona numa percentagem mínima e que deverá, sempre, ser prescrito por um dermatologista.

«Admito que abuso dos ferros de alisar. O resultado? Apesar de usar condicionadores e máscaras nutritivas, o meu cabelo está seco e sem brilho»Os ferros de alisar são uma agressão para o cabelo que, assim, perde a sua gordura protetora e torna-se seco, sem brilho e quebradiço. As máscaras ajudam a manter o cabelo nutrido, o que se traduz numa textura homogénea e saudável, mas não são específicas para lhe devolver brilho. Para ter um cabelo saudável deve moderar as agressões que lhe faz, nomeadamente a utilização de ferros de alisar, secadores muito quentes, permanentes e/ou alisamentos, entre outros fatores agressores. Para melhorar um pouco o seu aspeto, existem no mercado vários produtos reparadores que deve experimentar até encontrar o ideal para si.
Para prevenir danos no futuro, use primeiro um protetor térmico, aplicando maior quantidade nas pontas. Se o seu cabelo está danificado, não tem outro remédio senão ir cortando aos poucos, sendo que o recomendável é, a cada três semanas, cortar um a dois centímetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário