sexta-feira, 9 de março de 2012

A DOSE IMPORTA!?

A dose importa?!

A quantidade de produtos que aplicamos influencia os resultados...A dose importa


Sabia que aplicar muito creme no contorno dos olhos pode contribuir para a flacidez? Nos rituais de higiene e beleza, nem sempre mais significa melhor.
É certo, que as quantidades variam em função do tipo de pele, do seu estado, da composição do produto, da sua qualidade, galénica e função.

Mas, em alguns casos,os excessos, além de serem dispendiosos, levam a manifestações de irritabilidade cutânea, designadas como síndrome de intolerância aos cosméticos. Tiramos as principais dúvidas.

No rosto, a quantidade de produtos de lavagem pode não ser muito importante pois são facilmente removidos, mas nos de tratamento deve usar apenas a necessária e suficiente para uma absorção completa.

Todos os cabelos devem aplicar no dia a dia cuidados para as pontas, as partes mais frágeis e danificadas. O segredo é a quantidade. Mais do que uma pérola deixa resíduo e torna-o baço e pesado,uma tangerina é suficiente para as espumas de volume.


Máscara
Dose recomendada: Uma noz

O tempo de aplicação depende dos constituintes do produto,é importante que a dose cubra todo o rosto com uma camada espessa,aconselho a aplicarem com o rosto bem limpo e deixarem absorver durante cerca de dez minutos.





Creme de noite
Dose recomendada: Uma moeda de 20 cêntimos

Formulado para atuar na fase de repouso do organismo, deve ser aplicado como o hidratante de dia. Para maximizar a eficácia, use-o sobre a pele perfeitamente limpa, com ou sem aplicação prévia de serum.


Hidratante
Dose recomendada: Uma avelã

Aplique-o com gestos delicados.Da parte mediana do nariz para os lados, cobrindo as bochechas. Do queixo às orelhas, siga o contorno do rosto. Na testa, das sobrancelhas ao início do couro cabeludo. No final, tonifique a face com um movimento de toque de piano, para favorecer a microcirculação e a penetração.



Creme de olhos
Dose recomendada: Duas a três cabeças de alfinete

Aplique com os dedos anelares e toques leves, apenas no contorno ósseo inferior e superior. Faça movimentos de dentro para fora e vice-versa. Se o produto tiver ação tensora, termine de dentro para fora, para reforçar o efeito.



Serum
Dose recomendada: Duas ervilhas

Esta pequena quantidade cobre um rosto médio sem deixar resíduo e permite aplicar de seguida o creme de dia ou de noite, deve  repetir os gestos de aplicação do creme hidratante.





Gel de limpeza
Dose recomendada: Uma colher de café

Faça movimentos circulares suaves, emulsionando e passando bem por água.
Termine com a aplicação de um tónico, usando um disco de algodão ou compressas de não tecido hipoalergénicas, ideais para as peles mais delicadas.


Esfoliante
Dose recomendada: Uma moeda de 50 cêntimos

 Pode ir de semanal a diária, dependendo da atividade sebácea e da tolerância da pele. Humedeça o rosto com água ou tónico e massaje com gestos circulares ascendentes suaves, exceto no contorno dos olhos, insistindo na testa, nariz e queixo. Depois de enxaguar, aplique um tónico e um cuidado hidratante.



Desmaquilhante
Dose recomendada: Uma colher de chá

 Leites e águas micelares,devem ser aplicados com um algodão branco ou compressa de não tecido. Ideais para peles secas, os leites, devem ser retirados com um algodão ou uma compressa embebida em tónico, para evitar resíduos. Já as águas micelares limpam e tonificam num só gesto.


Champô
Dose recomendada: Uma noz

Molhe bem o cabelo. Depois, espalhe o champô no couro cabeludo, massaje toda a cabeleira e deixe atuar dois a três minutos. Se lava o cabelo todos os dias, não precisa de segunda aplicação, sobretudo se tem caspa ou queda de cabelo.


Condicionador
Dose recomendada: Uma avelã

Remova totalmente o champô, retire o excesso de água do cabelo e aplique cinco centímetros abaixo das raízes, no comprimento e pontas. Deixe atuar um minuto, penteie com um pente de dentes largos e enxague abundantemente. Se tem cabelos finos e de tendência seborreica evite o contacto com o couro cabeludo.



Máscara
Dose recomendada: Uma bola de golfe

Algumas aplicam-se no comprimento e pontas, outras também no couro cabeludo, pelo que deve ler o rótulo. O tempo de aplicação varia de 15 a 30 minutos,mas lembro que existem  máscaras em que um cabelo fino necessitará de menor tempo e quantidade.Para otimizar a penetração, envolva a cabeça numa toalha humedecida com água quente.

Dicas úteis

Estas são algumas das recomendações que deve ter aquando da aplicação de cremes, seruns e/ou outros produtos de beleza:

- Se corta as embalagens de creme para aproveitar o que fica no interior, envolva-as em película aderente e guarde-as numa gaveta ao abrigo da luz, para evitar que a fórmula se altere.

- Se colocar água para aproveitar o resíduo de champô que fica no fundo do frasco, use-o de imediato, já que a água favorece o desenvolvimento de microrganismos.

Sem comentários:

Enviar um comentário